16 de junho de 2011

Diga adeus aos cabelos brancos

Cientistas chegaram à raiz do problema dos cabelos grisalhos,  abrindo o caminho para que mantenham o brilho de sua juventude até à velhice. Em uma série de experimentos, eles identificaram uma proteína chamada 'wnt' que é vital para a produção de cor nos cabelos.

A descoberta levanta a perspectiva de fabricação de drogas, loções ou xampus que elevem os níveis de wnt - e restauraram os cabelos brancos ou grisalhos para sua cor natural. Tal tratamento poderia salvar as mulheres de uma certa idade da necessidade de fazer intermináveis ​​viagens caras para o salão de beleza para pintar os cabelos. E é claro que, sem dúvida, seria popular com homens de meia idade ansiosos para recuperar sua aparência jovem.

Os pesquisadores americanos da New York University's Langone Medical Centre, descrevem uma série de experimentos que revelam que a proteína wnt é a chave para manter a cor do cabelo. Em artigo publicado na revista Cell, eles mostram que a proteína inicia uma reação em cadeia nas células tronco do couro cabeludo amadurecendo e produzindo o pigmento que dá a cor ao cabelo.CabelosBrancos

A proteína Wnt é também vital para o crescimento do cabelo, o que sugere que um tratamento que mantém o cabelo escuro teria a vantagem de também fazer com que ele pare de cair. Seria também um adeus a calvície. Já que as pesquisas também mostraram que a esta proteína também é responsável pela produção de novos folículos capilares.

Estes folículos são minúsculas estruturas responsáveis ​​pelo crescimento do cabelo, que pensava-se que eram formadas antes do nascimento, e que depois morriam gradualmente levando a calvície. Mas a proteína wnt pode não ser o único responsável por isto.

Um estudo da Universidade de Bradford, na Inglaterra, descobriu que o desgaste do nosso corpo leva a níveis perigosamente elevados de peróxido de hidrogênio nas raízes de nossos cabelos, bloqueando a produção de pigmento. Mas os pesquisadores disseram que as mulheres jovens que usam tinturas com base no peróxido de hidrogênio para clarear os cabelos não devem necessariamente se preocupar. Em mulheres mais velhas, porém, pode acelerar o processo de envelhecimento.

Vamos ver se mais esta tentativa de retardar o envelhecimento, pelo menos dos cabelos, dará certo. Mas não devemos esquecer que o estresse, fumo, álcool e má alimentação colaboram muito ​​para acelerar este processo.

Fonte: Daily Mail

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog