6 de maio de 2009

Entrevista com Jefferson Forest : Um jovem na Câmara de Blumenau

Jovem que gosta de política hoje em dia é coisa rara no Brasil. Os motivos são muitos. Talvez um dos principmicroentrevistaais motivos seja o modo arcaico como ela é abordada e praticada pelos nossos políticos. A ocupação de cargos eletivos por jovens ainda é pequena. Quando se candidatam a algum cargo eletivo, dificilmente o jovem obtém sucesso. Jefferson Forest foi candidato a vereador em Blumenau, nas últimas eleições municipais, pelo Partido dos Trabalhadores. Obteve 1.874 votos, ficando na primeira suplência.

Com o pedido de licença do vereador Vanderlei de Oliveira, no próximo dia 14 de maio, Jefferson  assumirá a cadeira deste na Câmara Municipal de Blumenau por um período de 30 dias que poderá ser prorrogado por mais trinta. Conversamos com o Jefferson, que muito gentilmente, nos concedeu esta pequena entrevista:

Blog do Seluiz: Quem é Jefferson Forest?

Jefferson: Luiz, não gosto de fazer uma definição de mim mesmo, mas costumo dizer que sou um militante da esquerda, esse ano completo 10 anos de militância comecei em 1999 nas manifestações contra o governo FHC/FMI, e de lá para cá tive uma vida dedicada à militância política, militei com muita intensidade nos movimentos sociais, particularmente no Movimento Estudantil, fui presidente de Centro Acadêmico, DCE, da União Catarinense dos JeffersonFEstudantes e membro da Executiva da União Nacional dos Estudantes. Atuei também assessor de juventude no governo popular do ex prefeito Décio Lima e hoje sou vice Presidente Estadual do PT.

Blog do Seluiz: Sabemos que um período de 30 ou 60 dias é muito pouco tempo de mandato. Quais são seus principais planos para este período em que estará exercendo o mandato de vereador?

Jefferson: Serão poucos dias, mas tenho certeza que a vontade e a determinação farão diferença. Juntamente com meus companheiros de partido e que participaram conosco do embate eleitoral, elaboramos um conjunto de idéias e projetos, ao todo são doze projetos de lei, todos voltados para a juventude, educação, habitação, democratização das esferas de poder e transparência no uso das verbas públicas. Sem falar no mais importante, engrossaremos a fileira da oposição ao governo anti-social e que vive de ilusão e marketing do JPK (DEM). Nossa oposição será respeitosa e republicana, jamais ofenderemos a honra e a moral dos membros do governo e da base aliada, mesmo que tenham demonstrado tanta incompetência e falta de sensibilidade. Faremos uma oposição programática. 

Blog do Seluiz: Uma das polêmicas que se debate na cidade é a entrega do sistema de esgotamento sanitário a iniciativa privada. Qual a sua posição?

Jefferson: Olha amigo Luiz nós seremos contrário a qualquer tipo de entrega do patrimônio público, ainda mais depois do governo Lula investir mais de R$ 40 milhões no saneamento básico. O problema, é que atual governo carrega em sua natureza um viés neoliberal entreguista, que nós brasileiros já jogamos no lixo da nossa história. O neoliberalismo fracassou e somente governos incompetentes e jurássicos entregaram o patrimônio público. Em Blumenau, o prefeito enganou o povo, pois na campanha eleitoral disse que não iria privatizar, falou que na pior das hipóteses seria uma parceria público-privada. Mentiu! Acho que o povo deve reivindicar o voto de volta (risos). No próximo dia 29 a privatização do esgoto será tema de audiência pública, e estaremos defendendo o patrimônio do nosso povo.

Blog do Seluiz: A morosidade na reconstrução de Blumenau é outro assunto que tem preocupado a população. Como um vereador, mesmo sendo de oposição ao prefeito, pode ajudar?

Jefferson: Olha a morosidade se deu principalmente pelos erros nos projetos apresentados pela prefeitura. Agora passou e os recursos estão sendo liberados, ajudarei principalmente fiscalizando o atual governo na utilização dos recursos, para que não façam com essa verba tão importante para o nosso povo, o que fizeram com os alimentos doados, que foram jogados fora, nos envergonhando perante a nação. Além do mais atuarei junto com o Deputado Décio Lima e com a Senadora Ideli, quero acompanhar de perto e passar para eles todas as necessidades e os novos problemas da nossa cidade.

Blog do Seluiz: Quais seus planos políticos para o futuro?

Jefferson: Continuar militando como sempre fiz, sou novo ainda e tenho longos anos de muita luta pela frente. Junto com meus companheiros estamos lutando para que o PT trabalhe uma renovação em seus quadros e em suas praticas políticas, somos um partido de velhos e novos revolucionários, almejamos um mundo mais humano, fraterno e com oportunidades para todos, então muitos dos velhos companheiros precisam resgatar esse sentimento, precisam resgatar o sentimento de camaradagem socialista, principalmente no que tange as novas lideranças do partido. E ano que vem estaremos disputando as eleições gerais e eu estarei correndo Blumenau e o Estado, para que o projeto de governo iniciado pelo Lula de continuidade no País e o PT saia vitorioso aqui no Estado. Abraço seu Luiz e muito obrigado pelo espaço.

Agradecemos ao Jefferson pela entrevista e colocamos o Blog do Seu Luiz a sua disposição sempre que precisar divulgar alguma coisa. E você, amigo leitor, que quiser saber mais sobre o Jefferson e suas idéias, ele também tem um blog que é o Encontro de Idéias o qual já acessamos e recomendamos.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog