18 de abril de 2009

Carros brasileiros começam a receber a Etiqueta Veicular

O Presidente do Inmetro, João Jornada, etiquetou o primeiro carro brasileiro a receber a Etiqueta Veicular: um Uno Mille, cor prata, modelo Way Economy 1.0 Flex. Os outros três modelos a receberem a etiqueta foram: um Kia Picanto, um Polo Blue Motion e um GM Prisma 1.0.

A cerimônia de lançamento das Etiquetas e etiquetagem dos veículos foi realizada nesta sexta-feira, 17, na sede da Fiesp em São Paulo. As etiquetas foram coladas no vidro lateral traseiro esquerdo do automóveis. A etiqueta veicular, graduada de A a E, é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras.etiqueta

O PBE Veicular permite que o consumidor tenha informações antecipadas de consumo na hora de adquirir um automóvel. A etiqueta vai informar a eficiência energética dos carros, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes. As classificações das etiquetas poderão variar entre A a E, sendo A a mais econômica. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.

A certificação veicular incluiu o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia. O Brasil entrou, assim, na vanguarda deste tipo de programa na América Latina.

Cinco fabricantes de veículos, que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen), se inscreveram no programa. Nessa fase inicial do projeto, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis para a sociedade. Destes, 24 modelos de duas categorias – compacto e sub-compacto – poderão sair das fábricas etiquetados.


A adesão dos fabricantes e importadores ao programa é anualmente renovável. Ao aderir, a montadora informou os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. Essas informações poderão ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros a partir de hoje. Os dados também estarão disponíveis na tabela publicada nos sítios do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído pelo Governo Federal. O Conpet é implementado pela Petrobras com o objetivo de desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimulem o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.

Confira a tabela de eficiência energética - Veículos Leves 2009

Fonte: Inmetro

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olhe. Até aí, parece bom até. Interessante. Desde que o povo não pague a mais por isso, como geralmente ocorre. Tenho carro a gás, e aqui em SC além de não ter benefício algum no IPVA, ao contrário de outros lugares, tem ainda o custo anual pra você fazer a vistoria do sistema de gás, e outro "re-teste" do cilindro, a cada 5 anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Isso, certamente, irá facilitar a vida de muitos proprietários de veículos porque sabendo a quantidade de combustíveis que consume será mais fácil decidir qual tipo de veículo é mais adequado para o seu contidiano.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog