10 de março de 2009

Ombro que sai do lugar ou SLAP Lesion

O “ombro que sai do lugar” é a forma mais comum para se referir ao problema de instabilidade do ombro, que gera ao paciente a insegurança e a falta de firmeza na articulação. Cada vez que o ombro sai do lugar e esse problema se torna mais frenquente aumenta a lesão óssea e da cartilagem. De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, a instabilidade do ombro também provoca o envelhecimento precoce da articulação. “A repetição do problema pode causar outras doenças no ombro, como por exemplo, SLAP Lesion, que agrava a frouxidão e aumenta a dor do paciente”, explica.

A SLAP Lesion, que se refere a desinserção (soltura) do tendão do bíceps dentro da articulação, ocorre em cerca de 20% dos casos de luxação. A única forma de tratamento é a videoartroscopia.

A instabilidade do ombro pode ser provocada por um trauma de grande impacto, que pode levar à alterações ósseas, tendinosas ligamentares e/ou articulares. Em alguns casos o paciente já nasce com hiperelasticidade articular generalizada, ou seja, apresenta um movimento acima do normal, ou ainda, apresenta a ausência de alguns ligamentos do ombro, decorrentes de má formação.

Para diagnosticar a doença, Reichmann explica que é necessário conversar com um especialista e realizar os exames físicos. “Exames como Raio X, ultrassonografia a Artroressonância magnética auxiliam no diagnóstico preciso”, esclarece.

Sobre o tratamento, Reichmann diz que este pode variar de acordo com a gravidade. “Em alguns casos, quando o diagnóstico é realizado cedo, o tratamento pode ser feito com imobilização e fisioterapia que deverá resultar no reforço muscular do paciente. Em outros casos, somente a cirurgia”, alerta. O médico destaca que até pouco tempo as cirurgias de ombro eram feitas de forma tradicional, com cortes. “Hoje, com o avanço tecnológico, é possível operar o ombro do paciente através da videoartroscopia, com o uso de microcâmeras e mini-cortes na pele e o risco do problema voltar é mínimo, de três a oito por cento” comemora Reichmann.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

18 comentários:

  1. Problemas no ombro são sérios. Eu trabalho na área de natação e já vi e ouvi muito atleta se queixando de dores na região, devido ao número de movimentos repetitivos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. eu nao pratico muita atividade fisica, mas nas aulas de educação fisica na escola eu jogo handebol e quando vou jogar pro gol varias vezes meu braço "sai do lugar" e fica "preso",

    ResponderExcluir
  3. ai eu puxo, e ele fica com os movimentos meio lentos e geralmente nao doi mais que meia hora, só nas ultimas duas vezes que ficou por volta de 2 dias doloridos e sem conseguir mecher o braço direito. nunca tive nenhum trauma, por que isso ocorre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karakalho isso tbm aconteçe comigo , só q comigo é diferente , só nas lutas q aconteçe isso nao sei pq tbm nao queria saber um jeito de parar com isso .

      Excluir
  4. Jéssica, talvez você tenha um problema de má formação das articulações. Aconselho você procurar um especialista para ver isto. Quanto mais cedo tratar melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Adquiri uma lesão slap e já fiz 20 sessões de fisioterapia com muito pouco resultado. Vou fazer mais 10 sessões e caso não melhore terei que fazer a cirúrgia.

    ResponderExcluir
  6. eu sempre joguei vôley no ginásio e pouco tbm no colegial, e usava muito o braço né, e nunca tive problema algum.. um dia cai de moto (eu estava no garupa) cai em cima do ombro, com o braço fechado, mas não doeu nada, nem senti nada.. mas percebi depois de alguns dias q meu braço sempre parecia q ia sair, era uma sensação de querer estalar..

    ResponderExcluir
  7. várias vezes percebia isso a noite na cama qndo colocava o braço embaixo da cabeça de bruços.. um dia acho q forcei um pouco o braço pra cima e ele saiu.. fiquei desesperado, senti muita dor, mas meu primo q faz educação física me ajudou e colocá-lo no lugar.. fiquei uns 4 dias sem mexer o braço praticamente, demorou 1 semana e meia pra sumir a dor.. depois começou a acontecer algumas vezes.. no total acho q foi umas 5 vezes.. e vai fazer 2 anos que cai de moto..

    ResponderExcluir
  8. Será q é o problema da pancada mesmo? Não sei se é devido a não ter sentido dor no dia..
    Qual seria o tratamento? Será q só com alguns exercicios p/ fortalecer o músculo resolve?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. seu luiz! quanto custa uma cirurgia de ombro que sai do lugar?

    ResponderExcluir
  10. Isac Recreio MG. O meu braço já saiu do lugar seis vezes e estou com medo disso acontecer num lugar que não tenho socorro. por isso queria saber mais sobre este novo tipo de cirurgia Videoartroscopia, esta disponível na rede pública ou só particular, já é conhecida pelos médicos da área, obrigado

    ResponderExcluir
  11. isac jose da silva ( PLATINAISAC@IG.COM.BR14 de abril de 2010 às 12:21

    Abei de fazer uma pergunta, mais acabo de ler outra pergunta feita em 10/03/2010 que provavelmente esta respomdendo a minha que a cirurgia de ombro só é feita pagando é verdade seu Luiz.

    ResponderExcluir
  12. certa vez estava no banheiro quando cai e desloquei o ombro,uns 8 meses depois deitei por cima do braço e novamente acomteceu foi muito horrivel acordar com aquele susto e uma dor muito forte ,fiquei com a tipoia por 21 dias mas quando tirei nao sentia a mesma firmeza em mecher o braço,noa fiz fizio mas tenho muito medo que isso voute a acontecer sera que vai acontecer de novo?

    ResponderExcluir
  13. oi mesmo estando com a lesao(slap lesion) é muito nessecaria a operação?

    ResponderExcluir
  14. olá, me chamo ezequiel, meus dois ombros saem do lugar a 5 anos, eu sou jogador de basquete e sofro com isso esse tempo todo... meus ombros nao saem com tanta Freqüência, mas eles costumam sair quando faço ou recebo uma força alem do normal... queria saber ao certo quanto custa uma cirurgia de ombro? se de fato é necessario,ou se fiz academia ou fisioterapia ajuda tambem? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel, você deve marcar uma consulta com um médico ortopedista e traumatologista,mais próximo, pois só com exames e avaliações é que se pode chegar a uma conclusão.

      Abraços!

      Excluir
  15. Olá, um médico foi infeliz ao meu nascimento, puxou meu braço e deslocou, com o tempo deu luxação, está atrofiado e já sofri muitos preconceitos por isso, mesmo assim nunca desisti, joguei handebol por 4 anos sendo da seleção do estado de Goiás, hoje tenho 28 anos e está doendo muito, não faço mais exercícios, estou tentando com um massoterapeuta, ele coloca tudo no lugar, mas dura uns 3 dias, segundo ele me cura sem cirurgia, será possível se eu fizer musculação e natação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso deve ser analisado por um especialista e requer um tratamento adequado. O fortalecimento da musculatura via musculação e/ou natação são bons tratamentos, mas desde que, orientados.

      Abraços

      Excluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog