9 de março de 2009

Escreva uma carta e ganhe um notebook

Os Correios recebem, até 31 de março, inscrições para o 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, aberto a escolas das redes pública e privada de ensino. O tema do concurso este ano é “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”. Podem participar estudantes de 9 a 15 anos de idade, após passar por uma seleção interna na escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um DVD player portátil com tela LCD. Já o segundo e o terceiro colocados receberão, além do certificado, um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

Na fase nacional, realizada em Brasília, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nessa fase, o autor da melhor redação ganhará um notebook, troféu e certificado.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2008, o vencedor do Concurso Internacional de Redação de Cartas foi Moïse Luther Hoza, um jovem de 15 anos da República Centro-Africana.

O Brasil já recebeu medalha de ouro nos anos de 1972, 1988 e 2007. Atualmente, é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás apenas da China, que já obteve o título por quatro vezes.

O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet: www.correios.com.br , em Institucional / Conheça os Correios / Ações Culturais.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Boa dica, vou mostrar para a diretora de minha escola.

    ResponderExcluir
  2. Um execelente estímulo para escrever e aprender. Tomara que o Brasil apresente bons projetos que nos representem bem lá fora. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. adorei iso da mas obortunidade para nos alunos eu to escrita e vou criar um texto que eu numca crie prestando atenção em tudo para boder ganhar esse premio

    *!*
    )

    ResponderExcluir
  4. adorei a ideia com este concuso os alunos terão oportumidade de terrem conhecimento sobre o assunto, porque muitos são desaminados em apreder...
    com o concurso eles terão gosto em aprender...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog