16 de outubro de 2009

Cavalos Quarto de Milha: um show de velocidade

Campeonato de Cavalos Quarto de Milha reúne competidores em quatro modalidades na Arena Multiuso da Efapi 2009.

Laço em dupla, tambor, baliza e team penning. Essas são as modalidades do Campeonato Sul Brasileiro de Cavalos Quarto de Milha, que teve início na tarde de quarta-feira, dia 15, na Arena Multiuso do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves em Chapecó. Em cavalos robustos, muito bem treinados e com características dóceis, cerca de 10 competidores dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, participaram do primeiro dia de competição. As atividades prosseguem até domingo, dia 18, quando serão conhecidos os campeões.cavalosquarto

O coordenador da Comissão de agropecuária da Efapi 2009, Ricardo Lunardi, destaca essas competições são de velocidades. “Vence o competidor que fizer em menos tempo, no entanto, em caso de maus tratos ao animal, o competidor é desclassificado”, salienta.

A avaliação é feita por um juiz homologado pela Associação Brasileira de Criadores da raça Quarto de milha. Lunardi destaca que as competições contribuem para o melhoramento genético dos animais e para a comercialização, além de valorizar as atividades de quem trabalha na agropecuária. “É o esporte de quem trabalha neste segmento”, salienta.

As competições com cavalos Quarto de Milha surgiram com peões de fazendas. “Era uma forma de reunir competidores para demonstrar suas habilidades, que traduziam parte de seu trabalho nas fazendas”, explica Lunardi.

Prova de laço em dupla

A prova exige trabalho de equipe e cooperação entre os dois laçadores. Cada laçador tem uma função definida. Um deve se preocupar em mirar seu laço na cabeça do bezerro e o outro cuida dos pés do animal, com a finalidade de derrubá-lo. A conclusão da prova acontece quando o animal está completamente dominado e os dois laçadores esticam suas cordas.

Seis balizas

A modadalidade de balizas testa a agilidade e velocidade do cavalo. O percurso consiste em uma série de 6 balizas, nas quais cavalo e cavaleiro vão trançando as balizas em alta velocidade. O cavalo corre até o final delas, vira na última e retorna trançando para fora e para dentro, trabalhando no caminho de volta para a 1ª baliza. Então, ele faz o contorno na baliza da frente e volta costurando as balizas novamente, até atingir a última.

Três tambores

Na corrida dos Três Tambores, os competidores correm contra o cronômetro, seguindo um percurso que consiste em 3 tambores dispostos triangularmente. Inicia-se a contagem do tempo, quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. É permitido tocar nos tambores, mas se algum tambor cair durante o percurso da prova, uma penalidade de 5 segundos será acrescida por tambor derrubado.

Team Penning

O Team Penning é cronometrado com base nas tarefas originais dos cowboys da eraWestern. Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e, então, colocá-las em um curral do lado oposto da arena em 120 segundos de tempo limite.

Cavalos Quarto de Milha

O cavalo Quarto de Milha é caracterizado pela força e tranquilidade. São animais com altura média de 1,50 metros. São robustos e muito musculados. Pesam cerca de 500 quilogramas e são reconhecidos pela agilidade.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha, a raça veio para o Brasil em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos, vindos de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos EUA.

Atualmente, o plantel brasileiro é composto, segundo dados fornecidos pelo Stud Book da ABQM, por 340615 mil animais registrados, com 56407 mil criadores e proprietárioscadastrados em todo o território nacional.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog