13 de agosto de 2009

Livro: matemática também pode ser história

A obra focaliza, entre outros tópicos, a origem da idéia do número e os primeiros sistemas de numeração.

Fundamentos de Aritmética, de Hygino Hugueros Domingues, publicado pela Editora da Universidade Federal de SC, mostra que a teoria dos números possui uma grande importância histórica. De fato, segundo o autor, suas origens remontam à escola pitagórica, na qual a Matemática começou a ganhar a sua feição atual. Hugueros lembra que Elementos, de Euclides, a mais antiga obra matemática de caráter dedutivo a se preservar até nossos dias, dedica três dos seus trezes livros ao assunto. matematica1


Com a pretensão da auto-suficiência, a obra focaliza, entre outros tópicos, a origem da idéia do número, os primeiros sistemas de numeração, o surgimento da teoria dos números propriamente dita, o conceito de congruência, a representação decimal dos números racionais e irracionais e parte do corpo de números complexos.


Hygino Hugueros Domingues é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo, trabalhou em várias instituições de ensino superior, entre as quais a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Universidade Estadual Paulista – Unesp. Como professor universitário atuou principalmente nas áreas de Álgebra Moderna, Topologia, Teoria dos Números e História da Matemática. Na PUC de São Paulo ministrou cursos de Álgebra Linear, Anéis e Módulos e Teoria de Galois.

É autor de Espaços métricos e introdução à topologia e Fundamentos de Aritmética e co-autor de Álgebra Moderna e Álgebra Linear e aplicações, publicadas pela Atual Editora. Traduziu para o português Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula, Ensinando e aprendendo Geometria e As idéias da Álgebra, obras editadas originalmente pelo The National Council of Teacher of Mathematics.

Mais informações pelos fones 37231-9408 e 3721-9605.
Fundamentos de Aritmética
Hygino Hugueros Domingues
Editora da UFSC
346p., R$ 40,00

Fonte: UFSC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog