Passou o tempo em que geriatria era considerada apenas a medicina dos idosos.
Por: Joaquim Reichmann/Médico ortopedista e traumatologista
Apesar do preconceito de alguns, ela pode auxiliar jovens que desejam retardar o envelhecimento. Diante do ritmo acelerado que somos submetidos diariamente, podemos acabar desenvolvendo altos níveis de stress, cansaço, depressão e fadiga. Circunstâncias que podem acabar resultando no envelhecimento precoce, já que a somatização de problemas reflete física e psicologicamente.
Como a expectativa de vida do ser humano tem aumentado progressivamente, sabemos que para atingir qualidade de vida mais saudável é necessário, entre outros aspectos, uma alimentação adequada às necessidades nutricionais individuais, equilíbrio emocional ante as pressões do dia-a-dia e a prática regular de atividade física.
A natação, a corrida e o ciclismo, por exemplo, são esportes que desenvolvem resistência, favorecem a circulação do sangue e fortalecem o coração. Essas atividades melhoram o condicionamento físico, e proporcionam relaxamento e diversão além de trabalhar novos estímulos emocionais e corporais.
Nadar não impõe limitação de idade e é uma excelente terapia. A água também auxilia na volta do sangue ao coração (circulação de retorno) diminuindo os efeitos da insuficiência vascular periférica. O que constitui um fator importante, principalmente para os adultos e idosos que, com o passar dos anos, têm a circulação de retorno deficitária.
Dentro da piscina, a pessoa ainda fica sujeita a ação da pressão hidrostática que provoca alterações cardíacas, respiratórias e circulatórias. A exigência pulmonar é maior, o que dá ritmo à respiração e proporciona o fortalecimento da musculatura torácica.
A coluna vertebral também é beneficiada com a prática da natação, que ainda auxilia na correção de problemas ortopédicos e posturais. O fortalecimento da musculatura alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral, facilitando o relaxamento.
A pratica de atividades aquáticas também melhoram a coordenação, flexibilidade, resistência física, equilíbrio, agilidade e a mobilidade articular.
Também é importante considerar que a prática de qualquer atividade esportiva proporciona a qualquer faixa etária, o desenvolvimento e resgate das habilidades que muitas vezes passam despercebidas. Por isso, elimine a vida sedentária, exercite-se, relaxe, caminhe regularmente e divirta-se. De preferência conte com a orientação e acompanhamento de um profissional para garantir a qualidade do exercício que irá fazer.
Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Amigo muito bom seu texto bem esclarecedor, pois saber envelhecer já é uma tarefa difícil e com saúde ainda mais.
ResponderExcluirAbraços forte