12 de agosto de 2009

Envelhecer com saúde

Passou o tempo em que geriatria era considerada apenas a medicina dos idosos.

Por: Joaquim Reichmann/Médico ortopedista e traumatologista

Apesar do preconceito de alguns, ela pode auxiliar jovens que desejam retardar o envelhecimento. Diante do ritmo acelerado que somos submetidos diariamente, podemos acabar desenvolvendo altos níveis de stress, cansaço, depressão e fadiga. Circunstâncias que podem acabar resultando no envelhecimento precoce, já que a somatização de problemas reflete física e psicologicamente.

Como a expectativa de vida do ser humano tem aumentado progressivamente, sabemos que para atingir qualidade de vida mais saudável é necessário, entre outros aspectos, uma alimentação adequada às necessidades nutricionais individuais, equilíbrio emocional ante as pressões do dia-a-dia e a prática regular de atividade física.nona200

A natação, a corrida e o ciclismo, por exemplo, são esportes que desenvolvem resistência, favorecem a circulação do sangue e fortalecem o coração. Essas atividades melhoram o condicionamento físico, e proporcionam relaxamento e diversão além de trabalhar novos estímulos emocionais e corporais.

Nadar não impõe limitação de idade e é uma excelente terapia. A água também auxilia na volta do sangue ao coração (circulação de retorno) diminuindo os efeitos da insuficiência vascular periférica. O que constitui um fator importante, principalmente para os adultos e idosos que, com o passar dos anos, têm a circulação de retorno deficitária.

Dentro da piscina, a pessoa ainda fica sujeita a ação da pressão hidrostática que provoca alterações cardíacas, respiratórias e circulatórias. A exigência pulmonar é maior, o que dá ritmo à respiração e proporciona o fortalecimento da musculatura torácica.

A coluna vertebral também é beneficiada com a prática da natação, que ainda auxilia na correção de problemas ortopédicos e posturais. O fortalecimento da musculatura alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral, facilitando o relaxamento.

A pratica de atividades aquáticas também melhoram a coordenação, flexibilidade, resistência física, equilíbrio, agilidade e a mobilidade articular.

Também é importante considerar que a prática de qualquer atividade esportiva proporciona a qualquer faixa etária, o desenvolvimento e resgate das habilidades que muitas vezes passam despercebidas. Por isso, elimine a vida sedentária, exercite-se, relaxe, caminhe regularmente e divirta-se. De preferência conte com a orientação e acompanhamento de um profissional para garantir a qualidade do exercício que irá fazer.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Amigo muito bom seu texto bem esclarecedor, pois saber envelhecer já é uma tarefa difícil e com saúde ainda mais.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog