30 de julho de 2009

Santa Catarina retoma liderança nas exportações de frangos

A Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF) anunciou que o Estado de Santa Catarina retomou a liderança nas exportações avícolas brasileiras.

No acumulado de 2009, a produção catarinense foi responsável por 27,8% do total exportado pelo país. O estado apresentou, inclusive, crescimento em relação ao mesmo período de 2008, em torno de 3%.

É nesse cenário de otimismo que a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em parceria com a Embrapa, promove no período de 21 a 23 de outubro de 2009, no Centro de Convenções do Sibara Flat Hotel, em Balneário Camboriú, o 8° Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição voltado para profissionais da área da avicultura.

O vice-presidente do setor de equipamentos da ACAV e presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Bento Zanoni, explica que o objetivo do evento “é discutir os avanços tecnológicos no processo de matrizes de corte, incubação e nutrição oferecendo subsídios para seu aperfeiçoamento”.

Os dados da ABEF mostram ainda que o Paraná ficou em segundo, com 26,2% do total, com queda de 2% no volume acumulado no primeiro semestre do ano passado. O Rio Grande do Sul manteve-se em terceiro, com 20,9%, redução de 5% em relação a 2008. São Paulo registrou a maior queda – 23% - com 7,6% do total. A região Sul do país totaliza 75% dos embarques brasileiros de frango.

A programação inicia no dia 21, quarta-feira, às 20 horas, com solenidade de abertura e palestra com o Ariel Mendes, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e do Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), seguida de coquetel de confraternização.

Na quinta-feira, dia 22, das 7h30 às 8h30 serão entregues os materiais. Das 9 às 10 horas, a palestrante Elisabeth Gonzáles, abordará o tema “Variáveis que interferem nos resultados de eclosão e na qualidade do neonato e suas interações entre a formação, armazenamento e processo de incubação do ovo fértil”. Das 10h30 às 11h30, Marleen Boerjan, falará sobre “Avanços genéticos e seus impactos na incubação”.

No período da tarde, das 14 às 15 horas, Nair Katayama, abordará o tema "Fatores de interferência na integridade hepato-genito-urinária de matrizes: seus efeitos na produção e qualidade dos ovos". Das 15 às 16 horas, Ricardo Valle, prelecionará sobre “Fatores causadores de infertilidade”. Das 16h30 às 17h30, Winfridus Bakker, palestrará sobre “Ambiência em matrizes de corte”. Às 20 horas haverá o tradicional Jantar do Galo.

No dia 23, sexta-feira, das 9 às 10 horas, o tema “Termorregulação de aves de um dia: alternativas para otimizar a performance” será apresentado por Ron Meijhorf. Das 10h30 às 11h30, Antonio Mário Pens, falará sobre “Melhorando a performance de matrizes através da nutrição”. O encerramento está previsto para as 11h30.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail acav-chapeco@hotmail.com com o comprovante de depósito bancário, ou via fax (49) 3322-4350. Informações no site www.acavsc.org.br .

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog