29 de julho de 2009

TSE vai descartar urnas eletrônicas antigas de forma ecologicamente correta

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai descartar, de forma ecologicamente correta, urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de 1996 a 2004 e que já não atendem ao processo eleitoral.

É a primeira vez que a Justiça Eleitoral vai descartar as urnas e o Tribunal se preocupou em não causar danos ao meio ambiente. Assim, contratou uma empresa especializada em reciclagem. São 59.233 urnas do modelo UE96, além de outros materiais como disquetes e bobinas de papel não utilizáveis ou com prazo de validade vencido. Ao todo, são 800 toneladas de sucata eletrônica e materiais correlatos.

O processo teve início com a Resolução 22.709, aprovada pelos ministros em fevereiro de 2008. O programa foi acompanhado pela Coordenadoria de Logística do TSE juntamente com a Comissão da Agenda Ambiental que buscaram uma solução para o descarte do material que envolve lixo tecnológico altamente nocivo ao meio ambiente. São mais de 26.147 quilos de disquetes, 209.792 quilos de bobinas e 94.570 baterias. Esse material, apesar de estar em desuso há anos, continua armazenado nos tribunais eleitorais de todo o Brasil.

História - As urnas que serão descartadas foram as primeiras fabricadas para a votação eletrônica no Brasil, utilizadas pela primeira vez em 1996. Na eleição municipal daquele ano, a Justiça Eleitoral adquiriu 77.469 urnas, utilizadas pelos votantes das capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Devido às atualizações e evolução da tecnologia das urnas eletrônicas, estes equipamentos se tornaram inúteis para o processo de votação.

Antes de contratar uma empresa para cuidar do descarte, a equipe do TSE fez um estudo aprofundado com desmonte, peça por peça da urna, para avaliar o que poderia ser reciclado, o que poderia ser reaproveitado e o que deveria ser destruído.

Fonte:TSE

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há um dia
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog