20 de maio de 2009

Equipamento promete economia de combustível e preservar o meio ambiente

Permitir a opção de usar mais de um tipo de combustível, possibilitar a economia e ajudar na preservação do meio ambiente. Esses são conceitos relacionados ao desenvolvimento do Ecoflex Auto, dispositivo que adapta um veículo para o uso de dois a três tipos de combustíveis. O produto é desenvolvido pela empresa Exsto, localizada no pólo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, município conhecido como Vale da Eletrônica.

A Exsto começou suas atividades em 2001, dentro da Incubadora de Empresas Municipal, mantida pela prefeitura. A empresa produz bancadas didáticas para laboratórios e conversores de combustível.
Alckmin lembra que, após deixarem a incubadora, ele e seu sócio, José Domingos Adriano, foram procurados por uma empresa de Ribeirão Preto (SP) interessada na fabricação dos conversores. “Ficava caro pôr a idéia em prática. Tivemos de buscar recursos”, conta o empresário.ecoflex


O projeto foi viabilizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CNPq e do Sebrae em Minas Gerais. O CNPq cedeu bolsistas para ajudar no trabalho, a Fapemig financiou o projeto e o Sebrae/MG ofereceu recursos para a contrapartida da empresa, por meio do Sebrae Tec (mecanismo que tem como finalidade promover a melhoria e a inovação de processos e produtos de micro e pequenas empresas), e para consultorias tecnológicas.


O Ecoflex Auto existe em dois formatos: o conversor bicombustível e o tricombustível. O primeiro possibilita que um automóvel a gasolina também possa circular com álcool. Já o tricombustível permite que um veículo a gasolina funcione com álcool e ainda com o Gás Natural Veicular (GNV). O conversor bicombustível foi lançado em julho de 2008 e o tricombustível deve chegar ao mercado ainda este ano.

Para que o carro possa ter o Ecoflex Auto instalado, é necessário que possua direção hidráulica. “Parte significativa de nossa frota poderia utilizar conversores”, afirma César. Segundo ele, ao usar outros combustíveis que não sejam a gasolina, como o álcool e o GNV, além de economizar, o condutor diminui o nível de poluição na atmosfera. “O álcool reduz em até 30% a emissão de gases tóxicos. Com o GNV a diminuição pode ser de até 70%”, calcula Alckmin.
O conversor bicombustível custa R$ 250. Segundo César, quem adquirir o produto cobre os gastos em apenas três meses, por conta da economia de combustível.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

  1. Excelente custo/benefício. Realmente o retorno desses investimento é bem rápido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o custo benefício, mais eu ainda acho o melhor meio de economizar combustível e ajudar o meio ambiente usando um meio limpo de transporte como a bicicleta,mais mesmo assim ainda acho válido a ídeia tendo em vista que qualquer melhoria pra ajudar o nosso mundo é bem-vinda

    ResponderExcluir
  3. ola boa noite tenho interesse nesse aparelho meu email paulopenariol@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. ola tenho interesse nesse aparelho com faço para adquirilo e se tem para economizar carros mividos a diesel, ai vai meu e-mail sanzio.lider@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ola amigo parabens pelo trabalho.Vctem estudo feito se posso usar este aparelho tri combustivel,no lugar do gas natural colocar gas de hidrogenio ,pois tenho um instalado no meu carro por favor aguardo contato email:mt modesto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Se voce um carro bi combustivel, compre um de fábrica, não acredite nesses aparelhos milagrosos, você não vai ter economia alguma com isso, e ainda vai usar combustivel diferente daquele que seu motor foi preparado, vai gastar mais combustivel e vai danificar as peças ainda, se liguem!

    ResponderExcluir
  7. tudo mentira e essa presidenta ladrona.pra que serve essa porra de presal se nao pra baixar o preço dos combustiveis.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de comprar esse produto, como faço, meu email é ca4egito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. PRÉ-SAL .... SEEEEI .... PRA SALVAR O PT!!!! CHUTA QUE É MACUMBA!!!! $$$ PT WINS $$$

    ResponderExcluir
  10. LAVE A BOCA PRA FALAR DA NOSSA PRESIDENTA, NEM VOCES E NEM O PAI DE QUEM FALA MAL DELA, JÁ FIZERAM ALGUMA COISA PARA AJUDAR ESSE PAIS, NOS ANOS 60, 70 E 80 É QUE EXISTIRAM BRASILEIROS PATRIOTAS, DISPOSTOS A MORRER PELO BEM DO PAIS, TALVEZ HOJE VC DESFRUTA DE ALGUM CONFORTO, PQ ALGUEM COMO A DILMA LUTOU CONTRA A DITADURA E FOI PRESA ACUSADA DE LADRA, VÊ SE ENCHERGA A HISTORIA DO NOSSO PAIS PARA DEPOIS FALAR SOBRE ALGUEM QUE VC NEM CONHECE - MEU EMAIL É ca4egito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. gostaria de comprar eduardoldantas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode entrar em contato diretamente com a empresa no site http://www.ecoflexauto.com.br/

      Abraços!

      Excluir
  12. gostaria de comprar um ecoflex e gotaria de saber se tem garntia
    meu email e cred_15isaias@hotmail.com
    por favor me respondem

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog