24 de maio de 2011

Vale a pena esperar a dor passar?

Sentir dores de cabeça, nas costas, torcicolos, cervicalgias e tantas outras e não saber qual especialista procurar. Esta dúvida acompanha muitas pessoas, mas esperar a dor passar não é o melhor caminho, explica o fisioterapeuta osteopata Edson Bramatti, da Clínica Reichmann de Chapecó (SC). O osteopata poderá fazer o diagnóstico das doenças, com a finalidade de descobrir não só os sintomas, mas as causas físicas do problema.

   O profissional da osteopatia poderá ser procurado quando a pessoa sentir dores nas costas; nas hérnias de disco e ciáticas; torcicolos; cervicalgias; ombro doloroso e tendinites; artrose e bico de papagaio; dores de cabeça e pescoço (tensão muscular); entorse de tornozelo e dor na disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

A osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais para ajudar no tratamento de doenças. Bramatti enfatiza que quanto antes as pessoas procurarem o osteopata, maior será a garantia de qualidade de vida que elas precisam. “É preciso entender que não vale a pena esperar a dor passar. Pelo contrário, o tempo prejudica ainda mais a função das estruturas em sofrimento e as consequencias poderão ser mais sérias”, diz.dorcabe200

Aquela insuportável dor nas costas pode acabar em questão de minutos com a osteopatia, destaca Bramatti. “Com o uso das mãos, em movimentos de tração e distração, a osteopatia reequilibra a ação entre os ossos, os ligamentos e os músculos da sustentação, elimina não apenas a dor, mas o problema que lhe dá origem”.

É importante destacar que a osteopatia trata a causa e não a consequência. “Nós vemos o paciente como um todo. Uma dor nas pernas, por exemplo, pode ser provocada por um problema no meio das costas”, salienta. O fisioterapeuta faz um bombeio manual e com isto aumenta o espaço entre as vértebras, recolocando-as no lugar. O bombeio diminui a tensão entre ligamentos e vértebras e ajuda também a diminuir efeitos inflamatórios e edemas.

A osteopatia é eficaz em casos de pessoas que sofrem com hérnia de disco, dores nos ombros, dor cervical e dores lombares. O diagnóstico e tratamento osteopático são realizados de forma global, sem limitações de idade. Além de não apresentarem efeitos colaterais, costumam gerar uma resposta rápida e segura, reduzindo ou eliminando as dores.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Sou o tipo de pessoa que não gosta de tomar remédio sem saber a causa do problema...

    Sabe, Luiz, ficar ingerindo medicamentos por compulsão, isto é, qualquer dorzinha já apelar para analgésicos, pode acarretar problemas futuros.
    Mas jamais fui paciente 'rebelde', daquela que o médico receitou, mas acha que o doutor errou na dosagem, por isso, não ingere o que foi combinado.
    O que me é passado, levo a sério.
    Dores devem ser combatidas, aliás, qualquer problema!
    Essa coisa masoquista de ficar sofrendo, não é um caminho justo a aser percorrido, nem pra pessoa, nem pra quem está perto!...

    Um abração,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  2. Interessante para mim, que sinto muitas dores e tenho cinco hérnias de disco!
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog