6 de março de 2009

Girassol tem alguma utilidade ?

O agricultor Valdecir Bizotto plantou 3 hectares de girassol para produção de óleo e está fazendo a primeira colheita com resultados animadores. A expectativa do agricultor é de colher 1.500 quilos por hectare, num total de 4.500 quilos de sementes de girassol.

altEssa quantidade de sementes vai resultar na produção de cerca de dois mil litros de óleo.
O cultivo de girassol tem aumentado no Brasil, especialmente pela possibilidade de extração do óleo para consumo humano e biocombustível. A planta tem sido usada há séculos nos países europeus, principalmente na Rússia, onde o seu óleo é usado inclusive para fins medicinais.


O agricultor Bizotto, da Linha Glória em Rio da Antas-SC, aceitou o desafio de implantar o cultivo experimental do girassol para extração de óleo e acabou provocando uma reunião, nesta 4ª. feira (4 de março) na Câmara de Vereadores de Rio das Antas, envolvendo técnicos da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura para discussão dos resultados da lavoura e das possibilidades de manejo e transformação do girassol em óleo e outros subprodutos, como a torta de girassol.


A torta de girassol é utilizada para alimentação de bovinos, com alto teor protéico e faz economia. O encontro conta, ainda, com a participação de agricultores da região e do inventor de uma máquina para extração de óleo do girassol, tanto para consumo humano quanto para o biocombustível. Luis C. Maximiano de Frei Rogério.

Fonte e mais informações: Eng. Agr. Charles Seidel/Epagri/Rio das Antas, no telefone: (49)3564-0146, e-mail: seidel@epagri.sc.gov.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog