7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher - Maria das graças dos cachorros

O amor de Dona Maria da Graça Azambuja por cachorros é tanto, que ela resolveu criar um canil dentro de casa. A dona-de-casa que mora no Alto do Frigorífico, em Canoinhas-SC, abriga nada mais, nada menos do que 22 cães, a maioria vira-latas.

Todos os cães de Maria foram achados na rua, abandonados ou doentes. Ela cuida dos bichos como se fossem seus filhos. Um grupo de cães de Maria chega a morar em uma área de serviço que tem acesso ao interior da casa.

Ela não se importa com os “cocos” espalhados pelo chão, os latidos e as pulgas. “Eles não me incomodam, na verdade são a minha alegria”, conta a dona-de-casa. Maria conta que a maioria dos seus 22 cachorros foram deixados ainda filhotes perto de sua casa.

Cada um dos seus 22 cães são como um filho para ela. “O bicho depende da gente, é como se fosse uma criança. Se a gente não correr para socorrer, não tem jeito“, diz.

Filhotinhos e Doentes

Abandonados, espancados, feridos com gravidade. Vira-latas ou cães de raça; filhotes ou adultos – não importa. A casa de Maria é um imenso asilo de animais que ninguém quer. Mas apesar disso Maria não rejeita nenhum cãozinho que é abandonado por perto.

Maria conhece cada um dos seus cães pelo nome, e dedica atenção e carinho para cada um deles. Ela porém dedica atenção especial aos filhotinhos e aos doentes. Um dos cachorros de Maria está com câncer e carrega um tumor enorme na barriga. “Eu não tenho mais onde enfiar cachorro.

Mas se aparecer mais algum eu dou um jeito“, conta Maria. Como a área de serviço foi ocupada, a cozinha também e até alguns quartos, assim são cumpridas todas as tarefas domésticas. Da roupa lavada à preparação do almoço, Maria da Graça está sempre na companhia dos animais.

Apesar do barulho que os cães fazem, Maria conta que os vizinhos não reclamam. “Todos os vizinhos também têm cachorros e eles já se acostumaram com os meus”, disse.

Caindo aos pedaços

Mas a casa de Maria esta literalmente caindo aos pedaços e ela não tem condições de arrumá-la. Já pediu ajuda para a prefeitura, mas só recebeu promessas. Maria não tem renda, e ainda cuida do irmão doente e deficiente mental e da mãe que tem câncer.

O marido está desempregado e sobrevive de bicos. O único que trabalha na casa é o filho do casal de 29 anos, que trabalha em um mercado e ganha pouco.

Alimentação

Para alimentar os cães, Maria compra um saco de 50 quilos de quirera por mês. Às vezes recebe a doação de alguns sacos de ração própria para cachorro e daí a cachorrada faz a festa.

Mas apesar de todas as dificuldades, Maria encontra nos seus animais de estimação a força para continuar vivendo. Ela disse que já teve depressão, mas graças ao carinho dos animais conseguiu vencer a doença. “Eles são uns amores, estão sempre felizes e me fazem ficar feliz o dia inteiro”, finaliza.

AJUDE A MARIA

Maria da Graça precisa de doações para alimentar os seus 22 cachorros, e também para ajudar a reformar a casa. Se você quiser ajudar é só entrar em contato com o Portal de Canoinhas pelo telefone 9942-5268.

Fonte: Portal de Canoinhas

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog