7 de março de 2009

Maior pamonha do mundo

A 17ª Festa do Milho Verde, que acontece de seis a oito de março, está repleta de atrações. O evento agrega lazer e cultura, envolvendo toda a família com gastronomia típica, música, desfile, parque de diversões, entre outros atrativos. No ano passado 15 mil pessoas visitaram o evento e a expectativa é de superar a marca dos 20 mil para este ano. A festa acontece no Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker.

Um dos pratos mais tradicionais na festa do Milho Verde, que acontece em Santo Amaro da Imperatriz- SC, é a pamonha. Além de ser uma das delícias servidas aos visitantes, a cada edição ela se torna uma atração curiosa, pois a organização da festa faz uma pamonha gigante, que é superada no tamanho a cada ano. Ano passado o “pamonhão” teve 310 quilos. Esse ano a pamonha gigante vai ter mais de 400 quilos, “é pamonha para um batalhão” diz Odir Solano Folster, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz.

A preparação dos 400 quilos de pamonha começa na noite anterior ao dia em que será servida. Segundo Márcia Ferreira de Fátima Laureano, uma das cozinheiras da pamonha, a produção será iniciada às 22 horas do dia sete e ela garante que tudo fica pronto até às 15h. Márcia explica que serão usadas três mil espigas de milho (dependendo da qualidade dos milhos), 60 quilos de açúcar e 10 litros de óleo vegetal. Márcia ainda alerta sobre a importância do milho para alimentação e ressalta que o astro da festa é rico em vitaminas e afrodizíaco. A pamonha gigante será apresentada e distribuída gratuitamente aos visitantes no domingo, às 15h.

Até hoje se tem conhecimento que a maior pamonha já produzida foi feita em Cáceres (270 quilômetros de Cuiabá-MT) com 382 quilos. A pamonha gigante de Santo Amaro da Imperatriz baterá o recorde, pois terá mais de 400 quilos e será levada até o evento em um carro aberto puxado pela organização.

O município


Santo Amaro da Imperatriz teve sua origem relacionada à descoberta da fonte de águas termais por caçadores em 1813 e é conhecida nacionalmente pelas fontes com temperatura de 39°C, estando estas consideradas entre as melhores do mundo. Em 1845, Santo Amaro recebeu a visita de Dom Pedro de Alcântara e sua esposa Teresa Cristina. Os dois foram recebidos com festa, procissão e foguetes. Os homens construíram com as próprias mãos uma estrada entre São José e Santo Amaro para poupar a realeza de uma difícil viagem pela floresta. Permaneceram no local por dois dias. Nove meses após nasceu princesa Isabel. Para a população local, a princesa havia sido concebida em uma daquelas noites em que estiveram hospedados no local.

Em sua viagem, o casal mandou construir um prédio com quatro quartos e banheiras para visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à imperatriz, a localidade, que se chamava Caldas do Cubatão foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.

Por: Vânia Monteiro/Rádio Criciúma

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. a pamonha gigante tava deliciosa!! a festa estava maravilhosa, o show com zé ramalho foi algo emocionante, e a organização prometeu para 2010 uma pamonha de meia tonelada.

    ResponderExcluir
  2. Como eu gosto muito de pamonha, lendo esse relato, fico com vontade de comer agora. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  3. Caceres-MT vai voltar a ter a maior pamonha de todos os tempos de novo, Aguardem...

    ResponderExcluir
  4. Este ano de 2013 a pamonha de santo amaro da imperatriz(pamonha gigante com um novo recorde pesando mais de 700 quilos) produzida na pamonharia sabor do milho de santo amaro da imperatriz dias 22,23 e 24 de março...nos aguardem..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog