3 de março de 2009

Dores nos joelhos, nos braços e nas costas ? Saiba como evitar

Apesar de parecer um assunto esclarecido, a falta de cuidados com a postura na hora do trabalho, especialmente nos escritórios, ainda tem levado muitas pessoas aos consultórios médicos com queixas de dores nos joelhos, nos braços e nas costas, sintomas de problemas ortopédicos.

Essa situação é presenciada habitualmente pelo médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann. “Os músculos das costas e os músculos posteriores das pernas ficam em posição de flexão por longos períodos produzindo retração (encurtamento) das fibras musculares. Ao levantar-se dessa posição, ocorre uma extensão muito rápida dos músculos, estirando-os e provocando dor”, explica.

Reichmann diz que, geralmente, essa dor pode revelar uma má postura, encurtamento muscular, flacidez ou tensão excessiva muscular ou problemas mais sérios como desarranjos internos do joelho ou no caso de coluna desde desvios até hérnias de disco. Para os digitadores que reclamam de dores recorrentes nos joelhos e nas costas, mesmo quando usam cadeiras anatômicas e equipamentos ergométricos, o ortopedista adverte que o uso destes equipamentos, mesmo de forma correta, não substitui os programas de relaxamento e alongamento muscular, que devem ser incluídos na rotina de trabalho.

O médico orienta fazer alongamentos e relaxamento de mãos e punhos, ombros e braços, pescoço, tórax e pernas durante 5 minutos a cada hora. Quando estiver sentada, a pessoa deve evitar ficar com os ombros caídos para frente. “A cadeira com encosto reto ajuda a manter a coluna ereta, evitando assim dores nas costas e as pernas devem manter uma flexão de mais ou menos 70 graus”, explica.

Se os motivos que causam as dores não forem solucionados, elas podem evoluir para tendinites crônicas ou outras síndromes que são englobadas na LER (lesão por esforço repetitivo) ou DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

Entretanto, não é difícil conciliar a vida sedentária dos escritórios com a saúde ortopédica. “Bastam alguns minutos de alongamento a cada hora do dia trabalhado, que podem ser feitos em qualquer lugar. Esses exercícios devem ser incluídos na rotina de trabalho” alerta Reichmann.

ERGONOMIA

O médico adverte que a cadeira deve ter o encosto reto, não muito alto nem muito baixo de acordo com o comprimento das pernas do usuário e o apoio de braços é indispensável. A mesa de trabalho deve ficar na altura dos cotovelos assim como os instrumentos tipo mouse e teclado. O monitor deve estar direcionado para o rosto, estando a pessoa em posição ereta e sem flexionar a cabeça. Os cotovelos devem estar apoiados nos braços da cadeira. Pode ser usado também tala de punho e apoio para os pés (leve inclinação dos pés em suporte adequado).

Entretanto, Reichmann enfatiza que “de nada adianta a ergonomia correta nos equipamentos, se os exercícios de alongamento e relaxamento não forem praticados”.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Olá, Luiz!

    São Excelentes dicas. Muitas vezes não nos damos conta e sentamos de qualquer jeito, com o tempo isso afetará a nossa saude.

    Eu tenho um problema no meu joelho esquerdo do tempo em que eu jogava as minhas peladas. Ele dói, mas não chega a me incomodar.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Ola Chará.Eu tenho muita dores no quadril e na verilha, isso que ja fui operado da coluna e os medicos disem que ia sarar depois da cirurgia mas... ja faz 50 dias e nada de melhora o que vcs me aconcelham fazer? eu não queria ser operado de novo, mas essa dor me encomoda bastante ando mancando o tempo todo com se não tivesse sido operado. Da ua força ai pessoal

    eu moro no Paraguay
    Luiz Carlos de Abreu

    ResponderExcluir
  3. Luiz, não sou médico, mas acho que você deveria procurar uma outra opinião de outro médico especializado. Acho também que 50 dias é pocuo tempo para recuperação.Você está fazendo alguma fisioterapia ? Eu por exemplo tenho um problema de hérnia de disco, mas passei por vários médicos até chega a este veredito. Também sofri muito. Mas não quis operar. Só fiz fisioterapia e uso de vez em quando um colete servical.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há um dia
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog