O Comitê Conjunto para o Diálogo entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso e o Comitê Permanente de al-Azhar para o diálogo entre as religiões monoteístas divulgou, no último dia 26 de fevereiro, a Declaração Final do encontro realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Roma, Itália.
Com o tema “A promoção de uma cultura e uma pedagogia da paz, com particular referência ao papel das religiões”, a partir do ponto de vista dos católicos e dos muçulmanos, o encontro foi presidido pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, e pelo chefe Ali Abd al-Bagi Shahata, secretário geral da Academia de Investigação Islâmica de al-Azhar, no Cairo, Egito.
Na declaração final, o Comitê Conjunto afirma que “os líderes religiosos, especialmente os muçulmanos e cristãos, têm o dever de promover uma cultura da paz, cada um em sua comunidade, por meio do ensino e da pregação”. O texto diz ainda que “uma cultura de paz deve impregnar todos os aspectos da vida: formação religiosa, educação, relações interpessoais e as artes em suas diversas formas”. Porém, diz que para isto os livros escolares devem ser revisados “para evitar que contenham material que possa ofender os sentimentos religiosos de outros crentes, às vezes por meio de apresentações equivocadas dos dogmas, da moral ou da história de outras religiões”.
O Comitê também alerta para o papel dos meios de comunicação social na promoção das relações positivas e respeituosas entre os fiéis das várias religiões.
Ao final, ao recordar do sofrimento que enfrentam os povos do Oriente Médio por causa dos conflitos, os participantes do encontro fazem um apelo para que sejam utilizados, por meio do diálogo, os os recursos do direito internacional para resolver os problemas atuais na verdade e na justiça.
A próxima reunião está prevista para acontecer no Cairo, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2010.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.