6 de outubro de 2009

Agropecuária mostra força e prestígio na Efapi 2009

Ocupando espaços exponenciais e ostentando um amplo programa de eventos, o setor agropecuário recupera a força e o prestígio que, em 1967, foram determinantes no surgimento da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó.

Neste ano, o parque de exposições foi equipado com novo e moderno pavilhão e arena multiuso para rodeios e outros eventos. O segmento pecuário terá mais de 2.000 animas em exposição, feiras e leilões. No período de 9 a 18 deste mês, a Efapi 2009 receberá 500 mil visitantes e seus 650 expositores movimentarão 110 milhões de reais em negócios.

O maior evento multissetorial do sul do Brasil reconhece a força da agropecuária e seu papel no desenvolvimento regional, observa o prefeito João Rodrigues. “Recolocamos o setor primário da economia regional no lugar de destaque que ele merece”, assinala o presidente da Comissão Central Organizadora, José Cláudio Caramori. “A maior fatia dos investimentos foi dedicada à agropecuária”, enfatiza o coordenador geral Américo do Nascimento Júnior.

O presidente do Núcleo de Criadores de Bovinos, Gelson Dalla Costa, realça que “os empresários rurais em geral e os criadores, em particular, estão otimistas e satisfeitos com as prioridades definidas nesta 17a edição da expo-feira”.

Um novo setor agropecuário foi construído na área sul, onde tradicionalmente era instalado o parque de diversões. Obra iniciada em julho e concluída em outubro de 2009 permitiu a construção de um pavilhão de agropecuária com 2.416 metros quadrados de área coberta e capacidade para 600 bovinos, com estrutura de concreto pré-moldado, cochos e lavador de animais. O investimento foi de 370,6 mil reais, suportado pelo Estado e pelo Município.

Este setor será dotado de mais três novos pavilhões que serão construídos no primeiro semestre de 2010 mediante convênio já formalizado entre a Prefeitura de Chapecó e o governo do Estado. Os projetos preveem um pavilhão de bovinos com 2.000 metros quadrados de área; um pavilhão de equinos com 1.600 metros quadrados e um pavilhão de ovinos com 500 metros quadrados. O investimento total será de 1 milhão e 12 mil reais, sendo 708 mil reais de recursos do Governo do Estado e 304 mil reais de contrapartida da Administração municipal.

Esses investimentos tornarão Chapecó o quarto maior centro de mostras pecuárias do sul do país. “Chapecó ficará com a quarta melhor estrutura para eventos pecuários do sul do Brasil – logo após Esteio (RS), Londrina (PR) e Maringá (PR)”, assegura o prefeitoJoão Rodrigues.

Outra grande conquista é a ARENA MULTIUSO, construída neste ano para sediar rodeios crioulos e demais eventos pecuários no interior do parque de exposições Tancredo Neves, palco da Efapi 2009. A obra custou 351 mil reais e ocupa uma área total de 8.000 metros quadrados na zona sul do parque, constituída por um quadrilátero de 200 x 40 metros. Esse terreno foi rodeado com cerca especial e recebeu 600 metros cúbicos de areia para adequação do solo à pressão dos cascos de bovinos, equinos e outros semoventes que ali participarão de provas e competições.

O conjunto é formado por área cercada para rodeios, brete de largada, local para alojamento de animais e cabine de narração, julgamento e controle. Um sistema de iluminação com posteamento e potentes lâmpadas permite provas no período noturno.

A Arena Multiuso funcionará nos dez dias da Efapi 2009 e poderá receber até 12.000 espectadores que ficarão acomodados em uma arquibancada permanente e em amplas arquibancadas móveis, de aço, montadas em torno da praça.

Os eventos agropecuários da EFAPI 2009 reunirão mais de 2.000 animais no Parque de Exposições Tancredo Neves, divididos nos núcleos de eqüinos, ovinos,bovinos, suínos e piscicultura. Cerca de 200 criadores participarão e os negócios com animais devem atingir a 1,5 milhão de reais.

Todos esses animais passarão pelo julgamento morfológico, ou seja, comparação entre indivíduos da mesma raça e classificação, para eleger o campeão de cada categoria, que passarão a servir de padrão para os criadores. Os animais serão julgados por árbitros oficiais homologados pelas associações de cada raça e pelo Ministério da Agricultura.

A III Mostra de Ovinocultura terá 120 animais das raças de corte e leite. Paralelamente, outros eventos estão programados: demonstração de ordenha de ovinos, de tosquia e de emprego de cães Border Collie no manejo de ovinos, e exposição de artesanato de lã ovina.

Na eqüinocultura serão apresentados cerca de 300 animais das raças Quarto de Milha e Crioula que estarão envolvidas na VII Expoeste – Exposição Morfológica da Raça Crioula e na II Credenciadora ao Freio de Ouro do Oeste Catarinense. As atividades serão coordenadas pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e pelo Núcleo Catarinense de Criadores de Quarto de Milha. Outra novidade será o espaço para competições eqüestres, uma espécie de cancha de rodeio dentro das normas para receber as principais competições do cavalo crioulo, como a Credenciadora do Freio de Ouro.

No dia 15 de outubro a partir das 14 horas ocorrerá o Campeonato Sul Brasileiro de Laço em Dupla e às 20 horas o Rodeio Havan que prossegue até o domingo, dia 18/10. No dia 16/10, sexta-feira, às 14 horas terá início o Campeonato Catarinense e Paranaense 2009, com provas de seis balizas. No sábado dia 17, serão disputadas as provas de três tambores; as finais ocorrerão no domingo, dia 18.

O Núcleo dos Criadores de Bovinos de Chapecó coordenará as atividades com 1.200 animais para mostra, torneio leiteiro e leilão de corte e leite. O segmento desuinocultura estará representado por exposição de animais, de nutrição animal, equipamentos, melhoramento genético, biossegurança e sanidade em suínos. Durante todos os dias da feira serão oferecidas refeições em ênfase na gastronomia da carne suína.

A Efapi 2009 também contará com a Feira Tecnoagrofamiliar que exibirá e comercializará produtos agroindustrializados com a participação de cerca de 30 famílias. Os visitantes conhecerão produtos de agroturismo, agricultura e agroindústria familiar, artesanatos, piscicultura e equipamentos. “O objetivo é mostrar que os produtores aprenderam a agregar valor à produção”, explica o coordenador da agropecuária, secretário municipal de agricultura, Mauro Zandavalli.          

A produção de pescado nas regiões do interior do Brasil está em pauta na EFAPI 2009, com a 1a Mostra Sulbrasileira de Piscicultura, coordenada diretamente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A mostra ocupa espaço 1.600m2, com 14 estandes de produtores, empresas, centros de pesquisa, Governo do Estado e Epagri. Reunirá produtores, empresários e profissionais dos três estados para debater políticas de desenvolvimento.

A Mostra Sulbrasileira de Piscicultura tem programação paralela de Seminários regionais com pesquisadores da Unochapecó e cursos de gastronomia, exclusivamente de pescados, voltados para capacitação de cozinheiras e merendeiras de instituições de ensino. Visitantes da Efapi poderão se inscrever para participar gratuitamente das aulas.

A exposição foi viabilizada através de convênio firmado entre a Prefeitura de Chapecó e o Ministério da Pesca e da Aquicultura no valor de 285 mil reais e firmado entre o prefeito João Rodrigues e o ministro Altemir Gregolin. Os recursos foram investidos na estruturação da Mostra.

Uma das mais vibrantes atrações da Efapi será o Rodeio Country, que, neste ano, será novamente patrocinado pela Havan. A companhia de rodeio César Paraná foi contratada para realizar shows na nova Arena Multiuso do parque de exposições. Essa companhia atuará com uma estrutura formada por 80 cavaleiros, 150 cavalos, 20 touros e 30 bois, além de protagonizar provas de laço, três-tambores e teen taning.

Para dar mais emoção ao espetáculo, a equipe utilizará touros e cavalos preparados especialmente para derrubar os peões. Entrarão em cena os “touros-máquinas” que pesam de 800 a 1.200 quilos ao lado de cavalos rebeldes e quase indomáveis. Esses animais são garantias de adrenalina da primeira até a última montaria.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog