9 de outubro de 2009

Programa Negócio Certo Rural

Formar empreendedores rurais, provocar inovações no campo e qualificar os jovens a repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar e alavancar novos negócios.

Esse é o objetivo do Negócio Certo Rural, um programa inédito criado pelo Sebrae de Santa Catarina, em parceria com o Senar, que será lançado no próximo dia 16, às 14h30, no parque de exposições da Efapi, em Chapecó.

       O ato de lançamento acontecerá no stand do Sebrae junto ao parque Tancredo Neves, durante a 17a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, e será presidido pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Zeferino Pedrozo, pelo diretor superintendente Carlos Guilherme Zigelli e pelo diretor técnico Anacleto Ângelo Ortigara.

No horizonte de um ano, o programa atenderá 50 turmas em comunidades rurais de todo Estado, mas principalmente no oeste, formando 1.500 jovens empreendedores rurais. Sebrae e Senar investirão 630 mil reais - 315 mil reais cada um – na implementação das ações instrucionais e pedagógicas.

       “O Negócio Certo Rural surgiu da percepção de que a versão urbana do já consolidado Programa de autoatendimento Negócio Certo, poderia receber uma nova roupagem e metodologia e com isso propiciar ao meio rural os mesmos resultados já alcançados em cinco anos de aplicação em Santa Catarina e no país”, explica o gerente de comunicação com o mercado, Spyros Diamantaras.      

Logo depois de concluído o treinamento das duas turmas-piloto, o programa passou por mais uma bateria de avaliação e essa experiência permitiu modificar a metodologia e a abordagem: deixou-se de atuar no conceito de autoatendimento e passou-se a trabalhar por meio de curso presencial modulado com consultoria individual, de modo a garantir que o participante possa absorver ainda mais todo conteúdo. O NCR está pronto, agora, para ser implementado em todo o Estado, podendo ser adotado como programa nacional.

O Sebrae e o Senar esperam atingir dois objetivos: orientar o participante a identificar uma idéia de negócio na propriedade rural, e ainda, orientar o participante a administrar de forma mais organizada a atual atividade empresarial realizada na propriedade rural.

       As duas turmas-piloto foram formadas em 2008, sendo uma em Pinhalzinho e, outra, em São Lourenço do Oeste, ambas formadas por 30 produtores e filhos de produtores rurais do oeste catarinense, com idade entre 16 a 35 anos.  As diferentes etapas são ministradas quinzenalmente e, intercalando cada uma delas, os participantes receberão consultoria individual dos técnicos do Sebrae. Os conteúdos estão disponíveis em material impresso, pela internet ou em CD ROM.

       Spyros realça que, ao final do treinamento, os participantes terão a capacidade de gerar uma ideia de negócio, verificar se ela é viável ou não, saber qual melhor forma de formalizar ou legalizar o negócio, possuir controles financeiros e por fim, aprender a vender, ou seja, atrair e manter clientes.

O diretor técnico Anacleto Ortigara identifica nesse instrumento um elemento de fixação dos jovens no meio rural. As atividades vinculadas ao setor primário da economia – basicamente agricultura e pecuária – estão retomando crescimento depois da aguda crise financeira internacional e, por isso, surgirão novas demandas mundiais de alimentos. “Faltava um meio de motivar os jovens para descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance”, assinala, lembrando que existem centenas de oportunidades esperando para serem descobertas em áreas como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog