9 de julho de 2009

Portal sobre mercado

O que é mercado, sua composição, definição de público-alvo, estratégias de competição, escolha do ponto de atuação, melhorias de produtos, divulgação, distribuição e venda.

Essas são apenas algumas das informações estratégicas de mercado que podem ser encontradas no site do Sebrae que trata do tema. A página reúne as principais informações e produtos desenvolvidos pela Instituição sobre o assunto.


O objetivo é possibilitar que empresários de micro e pequenas empresas tenham mais facilidade para encontrar esses conteúdos e possam melhorar sua atuação e, em conseqüência, o volume de negócios. O acesso é feito pela página principal do Sebrae:

http://www.sebrae.com.br/mercado .“A meta é transformar o site num portal de atendimento de mercado”, explica a gerente da área de acesso a mercado do Sebrae, Wang Ching.

portalmerc1
Além de informações gerais, o site conta, por exemplo, com o ‘Espaço de Negócios’. Nele estão disponíveis produtos como a ‘Bolsa de Negócios’, que permite o cadastramento de empresas interessadas em vender ou comprar produtos e serviços, aproximando e servindo como ponto de partida para as negociações. No segundo semestre de 2009 também serão realizadas, nesse espaço, rodadas de negócios on line. A previsão é de que no próximo as micro e pequenas empresas também poderão divulgar seus produtos para os grandes clientes.


Nesse espaço também são divulgadas oportunidades de negócios como feiras e eventos promovidos e apoiados pelo Sebrae. Entre os eventos que estão sendo veiculados atualmente, por exemplo, está o curso a distância do programa de internacionalização das micro e pequenas empresas, com inscrições até o dia 15 de julho. Outro evento é o ‘Ciclo mpe.net’, um ciclo de seminários apoiado pelo Sebrae sobre comércio eletrônico. Eles acontecem em agosto, em Salvador e Recife.


Também serão publicados, nesse espaço, estudos que identifiquem oportunidades na área para os pequenos empreendimentos. “Muitas vezes o Sebrae é procurado por empresas de outros países interessadas em distribuidores no Brasil e a informação é feita internamente. Se esse conteúdo estiver no site aumenta muito as chances de ela chegar às micro e pequenas empresas”, exemplifica a analista de mercado do Sebrae, Patrícia Mayana.


Outro grupo de informações está no espaço ‘Sebrae & Mercado’. Nele, os internautas podem conhecer os produtos desenvolvidos pela instituição, como a ‘Rodada de Negócios’, ‘Comércio Justo’, e o ‘Programa Sebrae de Franquias’. Há ainda o ‘Bússola Sebrae’, que permite guiar os empresários para obter informações estratégicas para o sucesso do empreendimento.


Para o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, a iniciativa amplia oportunidades de crescimento para os micro e pequenos empreendimentos. A avaliação é de que as informações são essenciais para qualquer atividade empresarial. “Se elas estiverem em um só local e na internet, aumentaremos a oportunidade de crescimento com redução de tempo e de custos”, afirma.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog