18 de junho de 2009

Concurso vai eleger o melhor queijo

Da Paraíba, de Pernambuco ou do Ceará? Afinal, quem produz o melhor queijo da Região Nordeste

A questão é quase tão antiga quanto o próprio queijo coalho. E para tirar a dúvida, representantes de todos os estados nordestinos vão disputar, nesta quarta-feira (17), em Fortaleza, o título de fabricante do melhor queijo da região. A disputa acontece durante o 'Pecnordeste - XIII Seminário Nordestino de Pecuária'.

No Ceará, a agroindústria do queijo artesanal apresenta destacada importância e, só na região do Jaguaribe, existem cerca de 400 produtores de queijo coalho. Os dados são da Associação dos Produtores de Leite e Derivados do município, que estima o uso de 40 mil a 50 mil litros de leite por dia na fabricação desse tipo de queijo.


O queijo coalho é um dos elementos que dão identidade cultural ao povo nordestino e figura entre as iguarias típicas da culinária regional. Com um tipo de produção simples, o seu processo de fabricação é baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa. O consumo por ser fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais.


Por isso, é grande a expectativa para o concurso, uma disputa que acontece durante o Festival Gastronômico que pretende mostrar, na prática, as mais variadas formas de uso desse produto que se consolida como um dos mais versáteis ingredientes da culinária tipicamente nordestina.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog