24 de abril de 2009

Movimento Blog Voluntário: Conceitos Básicos de Programação

O Dia Global do Voluntariado Jovem, que na verdade, são três, 24, 25 e 26 de abril de 2009, blog140pessoas do mundo inteiro trabalham para melhorar o ambiente global e local. O Movimento Blog Voluntário funciona assim, os blogs escreverm posts para ajudar pessoas iniciantes no mundo virtual. 

Segue a minha colaboração com o artigo Conceitos Básicos de Programação:

Quando as pessoas começam a se interessar por programação, podem ficar confusas com tantos conceitos novos. Para começar a entender o que é o básico em programação, é preciso conhecer alguns conceitos a ela relacionados. Vou tentar aqui apresentar alguma definições.


Tecnologia
Tem o objetivo de eliminar as tarefas repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente, aumentando a produtividade e os benefícios.


Programação
É o instrumento que permite a execução das tarefas automatizadas de um sistema de informática. Também pode ser definido como o ato de descrever um algoritmo que resolva um problema proposto de forma aplicável.


Programa
É o conjunto de instruções que o computador vai interpretar para realizar um trabalho ou resolver um problema.


Algoritmo
É uma sequência de passos a ser executada para se chegar a um objeto, no caso, a solução de um problema proposto. De forma mais simples, pode ser definido como um conjunto de procedimentos lógicos, que descreve a solução de um problema ou execução de uma tarefa, ou seja, pode ser comparado a uma receita. Para que a descrição do algoritmo seja aplicável, tem de ser feita usando um protocolo linguístico, chamado de Linguagem de Programação, que o executor reconheça.


Linguagem de programação
É o conjunto de regras semânticas e sintáticas utilizadas para a codificação de instruções de um programa ou algoritmo de programação. Ela precisa ser reconhecida pelo computador que realizará aquela tarefa específica. Há uma infinidade de linguagens de programação, mas o computador só entende uma. A chamada linguagem ou código de máquina que é inviável para escrever programas, o que é um problema e tanto.A forma usada para solucionar a questão é relativamente simples: a criação de «tradutores» que permitam que o programa seja escrito em linguagens mais inteligíveis para então ser «traduzido» para a linguagem de máquina. Há alguns tipos diferentes de tradução, como montagem, compilação, interpretação e interpilação.
Algumas linguagens mais conhecidas: Basic, Pascal, Cobol, Java, Visual Basic, C, C++,C# dentre outras.


Ambiente de programação ou de desenvolvimento
Conjunto de ferramentas utilizadas para a elaboração de um programa. Como cada linguagem possui um número de funções extremamente grande, tornando-se difícil lembrar de todas, surgiu o conceito de ambiente de programação. Basicamente eles consistem de um editor de texto com recursos adicionais para facilitar o trabalho do programador.
Para quem tem instalado em seu computador o Microsoft Office(Word, Excel, Access, Power Point, etc) a partir da versão 97, também possui uma destas ferramentas de programação. Trata-se d0 Editor de Visual Basic, que utiliza a linguagem VBA(Visual Basic for Applications) que é baseada na linguagem Visual Basic, versão moderna do Basic, desenvolvida pela Microsoft para o sistema operacional Windows, com capacidade de criação rápida e fácil de programas com ambiente gráfico MSWindows.

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Muito legal essa blogagem coletiva. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Legal Luiz, sua participação é muito importante e vai somar aos demais trabalhos e ideias. Parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog