26 de março de 2009

Quanta coisa existe de errado por aí que deixamos de ver porque não queremos enxergar?

Cerca de dois mil alunos das redes pública e privada de Santa Catarina se reúnem na próxima sexta-feira (27/03), no trapiche da Beira Mar, em Florianópolis, para um grande evento de mobilização pelo "Dia Internacional de Combate à Corrupção". Na ocasião haverá a entrega de prêmios para o 2º Concurso de Desenho e Redação, com a temática "O que você tem a ver com a corrupção?", promovido pela Controladoria Geral da União em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

Na programação está prevista a escolha das melhores faixas das escolas participantes da campanha, distribuição de adesivos e camisetas, apresentação de bandas e brincadeiras educativas, além da premiação para a EEB Profª Gênova Palma Nunes, de Xanxerê - ganhadora da categoria escola cidadã. A festa também terá participação de artistas, atletas e autoridades. A professora Suzan Mara Bigolin Loregiam, idealizadora do projeto na EEB Profª Gênova Palma Nunes, explica que todos os alunos se envolveram na campanha contra a corrupção. Foram realizadas atividades como leitura de jornais e revistas, produção de resenhas, poesias e cartazes.

Os alunos das séries iniciais trabalharam o tema de maneira lúdica, por meio de cruzadinhas e produziram uma nova versão da cartilha recebida pelos estudantes, com desenhos e linguagem própria das crianças. Na categoria redação para o ensino médio, Bruna F. R. Gonzaga, da EEB Júlio Scheidemantel, de Timbó, ficou em segundo lugar. Em seu texto Bruna faz uma análise de pequenos atos cotidianos de corrupção que praticamos e da omissão da sociedade em geral. "Cada segundo da vida passa tão rápido que sequer percebemos, imagine, quanta coisa existe de errado por aí que deixamos de ver porque não queremos enxergar?", questiona a estudante.

O concurso faz parte de um grande projeto "O que você tem a ver com a corrupção?", coordenado pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Netto. O objetivo da iniciativa é educar e estimular as novas gerações na construção de uma identidade que valoriza a honestidade e a transparência em atos do cotidiano, despertando-as para a prática de acompanhar e fiscalizar a distribuição e aplicação dos recursos públicos, além de promover a reflexão e o debate sobre a temática no ambiente escolar. Em 2007, a Secretaria e o MP-SC firmaram a parceria, e foram distribuídos materiais como gibis, cartazes e DVDs da campanha para as escolas da rede estadual. A Secretaria também promoveu capacitações para os supervisores de apoio ao estudante, que repassaram o conteúdo para os professores, porém deixando-os livres para trabalhar o tema em suas classes.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá, Luiz.

    Boa iniciativa esta. As secretarias de educação e outros órgãos dos demais estados deveriam seguir este exemplo.

    A corrupção esta além das práticas ilegais dos políticos. Receber um troco a mais e calar-se diante disso também é um ato de corrupção.

    Creio que isso também deveria ser mostrado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei desta notícia, Luiz. É uma ponta de esperança para um futuro melhor.

    Abração

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog