26 de março de 2009

Contestado: a guerra dos equívocos

A região denominada "Contestado" abrangia cerca de 40.000 Km2 entre os atuais estados de Santa Catarina e Paraná, disputada por ambos, uma vez que até o início do século XX a fronteira não havia sido demarcada. As cidades desta região foram palco de um dos mais importantes movimentos sociais do país. A Guerra do Contestado - conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal nos estados do Paraná e Santa Catarina no começo do século XX - foi um dos mais importantes movimentos sociais do país.

Chega às livrarias nesta sexta, dia 27 de março, o livro CContestadoontestado: a guerra dos equívocos Vol I - O poder da fé da Editora Record e escrito por Walmor Santos. O autor, após 15 anos de pesquisa, encarou o desafio de redigir um extenso romance sobre a Guerra do Contestado, enfocando neste primeiro volume o aspecto religioso/messiânico, no equivocado conflito entre o catolicismo caboclo e o ortodoxo.

A história perpassa da figura histórica do frei Rogério Neuhaus para a personagem ficcional de Marcolino, um menino do mato que se vê dividido entre ser puro como são Francisco ou entregar-se à experiência carnal com Mariana, a caingangue que o enfeitiça. Ao longo do romance, Walmor Santos arrola os enganos históricos que se deram na chamada Guerra do Contestado: uma guerra inútil, a população vivendo à míngua nos latifúndios da erva-mate, o maquiavélico problema dos limites entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, a fundação de cidades santas, a crendice e o misticismo em conflito com a Igreja Católica, a miséria.

Walmor Santos nasceu em São João do Sul, SC, em 16/08/1950. Reside em Porto Alegre, RS. É proprietário da WS Editor e dirige projetos de leitura para escolas e Secretarias de Educação. Recebeu inúmeros prêmios literários.

Fonte: Portal de Canoinhas - Livro enfoca os equívocos da Guerra do Contestado


.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog