23 de março de 2009

O mundo do leite em Chapecó - Mercoláctea 2009 abre nesta terça-feira

Autoridades políticas e empresariais prestigiarão a abertura da Mercoláctea Milk Fair 2009 – a maior feira do segmento lácteo de Santa Catarina – às 14 horas desta terça-feira, dia 24, no parque de exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A feira funcionará das 14 às 21 horas até quinta-feira, 26, reunindo 70 expositores, oportunizando negócios da ordem de 80 milhões de reais e atraindo 15 mil visitantes.

“A Mercoláctea reúne o universo do leite para apresentar aleites inovações conceituais, tecnológicas e mercadológicas a todos os agentes dessa vasta cadeia produtiva, tornando-se fator de integração, atualização e desenvolvimento”, enfatiza o presidente da Acic, Vincenzo F.  Mastrogiacomo.

Esta segunda edição da Mercoláctea é novamente organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Agência T12 e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Ocesc, Banco do Brasil e demais entidades do agronegócio. Também participam o Sebrae, Senar, Fecoagro, Epagri, FEC, Governo de SC, Sindicato Rural, Fiesc, Senai, Núcleo de Criadores de Bovinos, BRDE, Convention & Visitors Bureau, Brasil Telecom, Mais Comunicação, Velox e Agripoint.

A expo-feira exibirá máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva, especialmente das indústrias de laticínios, com produtos e serviços para  manejo, nutrição, sanidade,  qualidade, genética, máquinas, equipamentos, embalagens, etc. A principal clientela visitante/compradora é formada de criadores, técnicos e proprietários de indústrias de processamento.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

As inscrições já estão abertas e são gratuitas para todos os interessados em visitar a Mercoláctea. Para participar da maior feira do setor leiteiro do sul do Brasil, o interessado precisa apenas preencher o formulário de credenciamento no site www.mercolactea.com.br no ícone PARTICIPE da página inicial. Em seguida clicar em “quero visitar” e o formulário abrirá para colocação dos dados básicos.

EMPRESAS DO BRASIL E DO EXTERIOR

Entre as empresas confirmadas estão gigantes do setor lácteo, como a Nutron, especializada em programas de alimentação para bovinos de leite, a Hiper Centrifugation (reparos, manutenção e reformas de centrífugas industriais, decanters e misturadores), a Ricefer (equipamentos em inox para aplicação em laticínios), a Sure Pure (soluções em purificação e preservação do leite e seus derivados), e a Separatori(separadoras centrífugas, desnatadeiras e padronizadoras).

Os visitantes também conhecerão os lançamentos da Agrogel (tanques isotérmicos para transporte de leite), da Cena Embalagens (soluções em embalagens para laticínios), da Nitral Urbana (maior produtora e fornecedora de inoculantes do Brasil) pertencente ao grupo Becker Underwood (líder mundial em inoculantes).

Empresas argentinas também participarão na Mercoláctea 2009, entre elas, Aguas y Procesos (empresa de engenharia em tratamento de águas e processos químicos), Bisignano (equipamentos para indústrias de alimentos), Desinmec Ingeniería (assessoramento, projeto e fabricação de equipamentos para indústria de lácteos), Enrique J. Muzzio (equipamentos para indústrias de alimentos, química e de bebidas), Omega S.A. (metalúrgica), Refmar S.R.L. (construção de plantas frigoríficas completas) e Rodeg S.A. (equipamentos de ordenha).

SHOWROOM

Serão promovidos quatro eventos paralelos à Mercoláctea Milk Fair 2009: o Showroom da Indústria Láctea, o Seminário do Leite, a Feira de Bovinos e Ovinos de leite e o Simpósio Interleite Sul.

Os visitantes da Mercoláctea terão a oportunidade conhecer e provar produtos industrializados por laticínios do oeste catarinense, disponibilizados no Showroom da Indústria Láctea, que ocupará uma área de cerca de 500 metros quadrados dentro do pavilhão do parque de exposições. Entre os laticínios confirmados estão Aurora/Aurolat, Gran Paladare, Cordilat, Coopersorvet, além de laticínios dos municípios de São Domingos, São Lourenço, Tigrinhos, Maravilha, Cunha Porã, Chapecó, Caxambu do Sul, Palmitos e Caibi.

O Showroom será realizado nos dias 24, 25 e 26 de março e consistirá de ambiente preparado especialmente para apresentação de novos produtos, cujo mix será selecionado por cada expositor.

SEMINÁRIO DO LEITE

O Seminário do Leite será desenvolvido pelo Senai, no dia 25, no pavilhão 4 do parque de exposições, abordando temas da atualidade do segmento lácteo do agronegócio. A programação inicia às 13h30, com a palestra “Atmosfera modificada”, com o engenheiro de alimentos, especialista em administração industrial, com MBA em marketing, engenheiro de aplicação no segmento alimentos da Linde Gases, Rodrigo Setti.

Às 15 horas iniciará a palestra “Design higiênico para máquinas e equipamentos”, com a engenheira de alimentos, mestre em engenharia de alimentos, consultora do Senai Chapecó, Marilúcia Bonassi e o engenheiro mecânico Marcellus Fontenelle, especialista em fontes alternativas de energia e instrutor do Senai Chapecó.

Às 16h45 iniciará a palestra “Tecnologia ultra-violeta na purificação do leite”, com o biomédico, especialista em microbiologia, gerente comercial na América Latina da empresa SurePure, Carlos Eduardo Gerólamo. Intervalo das 18 às 19 horas permitirá visitação à Mercoláctea 2009.

Às 19 horas retorna a programação com a palestra “Biofilmes: um desafio na indústria Láctea”, com a farmacêutica bioquímica, mestre em ciência e tecnologia do leite, mestre em engenharia da produção, consultora técnica da empresa Madasa, Vânia Maria Tronco.

Será ministrada, das 20 às 21 horas, a palestra “A importância da inspeção e identificação na qualidade dos produtos”, com engenheiro mecânico, mestre em ciência, tecnologia e produção, sócio-gerente da Domino Sul Equipamentos, Gustavo Müller Martins e com o especialista em sistemas de informação, consultor em rastreabilidade e automação industrial, sócio-gerente da Ética Tecnologia em Sistemas de Informação, Valdemar Lorenzon Junior.

As inscrições podem ser feitas no Senai Chapecó ou através do site www.sc.senai.br/seminario .

MOSTRA DE BOVINOS

A Mostra de Bovinos e Ovinos de Leite – organizada em parceria com o Núcleo de Criadores de Bovinos do Oeste de Santa Catarina – confirmará a alta qualidade genética do rebanho leiteiro do Oeste de Santa Catarina. Reunirá cerca de 50 animais num esforço concentrado dos produtores para atender uma demanda gerada na primeira edição da Mercoláctea, em 2008. “O que há de melhor em genética leiteira estará na Mercoláctea”, explica o presidente do Núcleo , Gelson Dalla Costa.

INTERLEITE

Os maiores especialistas e os mais influentes líderes do segmento lácteo do país estarão presentes no 1o Simpósio Interleite Sul que inicia dia 26, no Centro de Cultura e Eventos Plínio De Nês, em Chapecó.

O Interleite é organizado pelo portal MilkPoint e acontecerá pela primeira vez no sul do Brasil. Uma bateria de 20 palestras, um painel e 12 sessões de perguntas marcarão a programação do evento. Desde 1994, o Interleite é referência em informação técnica qualificada sobre produção competitiva de leite, reunindo alguns dos principais experts do Brasil e do exterior.

O Simpósio será um grande fórum para discutir as potencialidades e as soluçõespara o leite no Sul do país, com uma abordagem de 20 palestras focadas em sistemas de produção, custos e gestão, mercado e temas técnicos atualizados.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog