26 de março de 2009

Inovações tecnológicas na Mercoláctea 2009

A Mercoláctea Milk Fair 2009 – feira do segmento lácteo – encerra-se nesta quinta-feira, 26, no parque de exposições Tancredo Neves, em Chapecó, reúne as principais indústrias do setor leiteiro. Cerca de 70 expositores apresentam as últimas novidades conceituais, tecnológicas e mercadológicas, do mercado do leite. A expo-feira exibe máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva, produtos e serviços  para  manejo, nutrição, sanidade,  qualidade, genética, embalagens, etc.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer emercolactea degustar produtos industrializados por laticínios do oeste catarinense, disponibilizados no Showroom da Indústria Láctea, que ocupa uma área de cerca de 500 metros quadrados dentro do pavilhão do parque de exposições. Laticínios Aurora/Aurolat, Gran Paladare, Cordilat, Coopersorvet, além de pequenos laticínios dos municípios de São Domingos, São Lourenço, Tigrinhos, Maravilha, Cunha Porã, Chapecó, Caxambu do Sul, Palmitos e Caibi dividem um ambiente preparado especialmente para apresentação de novos produtos.

A Mocelin Alimentos de Caxambu do Sul industrializa cerca de 25 mil litros de leite por mês resultando em torno de 2.900 quilos de queijo dos tipos colonial, colonial temperado e ricota. A diretora Sandra Sfredo diz que a participação no showroom atende convite da Epagri e que a expectativa é fazer contatos para o fortalecimento da marca e negócios futuros. Mesma intenção tem o diretora da Bastezini, Décio Bastezini, de São Lourenço do Oeste que produz mensalmente 4 mil quilos de queijo colonial. “Queremos expandir o mercado consumidor dos nossos queijos e ampliar a produção através de contatos na Mercoláctea”.

A Mostra de Bovinos e Ovinos de Leite, organizada em parceria com o Núcleo de Criadores de Bovinos do Oeste de Santa Catarina, demonstra a alta qualidade genética do rebanvacasho leiteiro da região. Cerca de 50 animais, entre bovinos e ovinos estão expostos dentro do pavilhão proporcionando um contato direto dos visitantes com “a melhor genética leiteira do Oeste”, explica o presidente do Núcleo, Gelson Dalla Costa.

Entre os expositores da Mercoláctea estão a Nutron que além de apresentar a nova identidade visual, está lançando o suplemento energético de alta biodisponibilidade Nutron Drench. A Ricefer trouxe toda a linha de equipamentos para secagem de leite para laticínios, o analisador ultrasônico de leite "Lactoscan" que analisa as propriedades do leite em 30 segundos e o detector de mastite que fornece um diagnóstico em cinco segundos.

A Separatori apresenta  como novidade  a linha de desnatadeiras de 10.000 litros/hora e de 7.500 litros/hora autolimpante. A empresa fornece ainda desnatadeiras, padronizadoras e centrifugas para atender desde a pequena produção até grandes industrias. A Surepure apresenta uma importante inovação, que é o sistema de purificação ultra-violeta, que pode ser utilizado na entrada do leite na indústria, proporcionando maior rendimento na produção de derivados de leite.

A Reafrio está lançando na feira o tanque semi-horizontal (meia-cana) com capacidade para 4, 5 e 6 mil litros de leite, com medição feita por balança integrada, enquanto a Agro Pet apresenta nova linha homeopática para caprinos e ovinos de leite.

A Diskfone está demonstrando na Mercoláctea a nova tecnologia de monitoramento de ruas e grandes ambientes, especiais para indústrias, mercados e centros urbanos. A tecnologia IP permite acesso via internet para visualização e configuração do sistema.

A Domino Sul, em parceria com a Sunnyvale, lança uma nova embaladora à vácuo de câmara dupla, mais econômica e silenciosa. Em parceria com a empresa Ética, apresenta também um sistema inovador de supervisão de temperatura e umidade em ambientes e equipamentos. Na parte de codificação e inspeção, também demonstra detectores de metais em produtos. Um grande destaque está na nova parceria com a empresa Urano, que traz para a feira toda a linha de balanças comerciais e industriais com pesagem dinâmica, além de cortador de frios em inox, automáticos e semi-automáticos, com integração aos sistemas de pesagem.

Entre os expositores também se destaca a Fibratec que lança o sistema de aquecimento solar a vácuo, além de um sistema compacto de biofiltro e bioreator, utilizados para tratamento de efluentes residenciais, prediais e industriais. A Folle Câmaras Frigoríficas apresenta, câmaras frigoríficas de fibras e poliuretano importado, seguindo os padrões e normas internacionais. A empresa Orgânica está lançando o núcleo homeopático para controle de mastite com o melhor custo-benefício. Empresas argentinas também participam da Mercoláctea 2009 com destaque para Aguas y Procesos, empresa de engenharia em tratamento de águas e processos químicos, Bisignano com equipamentos para indústrias de alimentos, Desinmec Ingeniería que apresenta assessoramento, projeto e fabricação de equipamentos para indústria de lácteos, Enrique J. Muzzio que traz equipamentos para indústrias de alimentos, química e de bebidas, Omega S.A. na área de metalúrgica, Refmar S.R.L. voltada para construção de plantas frigoríficas completas e a Rodeg S.A. com equipamentos de ordenha.

A feira encerra nesta quinta-feira, 26, com visitação das 14 às 21 horas brindeleite e entrada gratuita. A Mercoláctea é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Agência T12 e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Ocesc, Banco do Brasil e demais entidades do agronegócio. Também participam o Sebrae, Senar, Fecoagro, Epagri, FEC, Governo de SC, Sindicato Rural, Fiesc, Senai, Núcleo de Criadores de Bovinos, BRDE, Convention & Visitors Bureau, Brasil Telecom, Mais Comunicação, Velox e Agripoint.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog