20 de março de 2009

Amadeus entra no Portal do Software Público Brasileiro

Depois da atividade de lançamento oficial do software AMADEUS, realizada no dia 12 de março de 2009, em ato organizado no auditório do Centro de Informática, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, a solução ingressa no Portal do Software Público Brasileiro. Os usuários do Portal podem acessar a solução clicando direto no endereço <http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=9677539>

O projeto, todo desenvolvido em Pernambuco, é coordenado pelo Centro de Informática (CIn), da UFPE, e tem como principal característica ser um sistema de gestão de aprendizagem, na ótica de atender as demandas mais atuais para as atividades de Ensino à Distância (EAD).


A expectativa é de que, com o apoio do Portal SPB, o Amadeus - que desde seu lançamento, no ano passado, já foi tema de pelo menos 14 dissertações de Mestrado e duas de Doutorado - conquiste o País. A plataforma entra em uso ainda no mês de março no SENAI do Rio Grande do Norte e na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim (e-TEC Brasil). Também já há negociação em andamento com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Valparaíso, no Chile.


Detalhes do Projeto (*) - A força do Amadeus está justamente em oferecer um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning (que usa diversas plataformas: Internet, desktop, celulares, PDAs de forma integrada e consistente).  Só para citar um exemplo, o aluno pode receber mensagens no celular sempre que o professor colocar algum novo material. Os desenvolvedores prometem ainda incluir o padrão da TV digital no sistema.

(*) descrição feita ao Diário de Pernambuco no dia 11/03 pelo coordenador do projeto Alex Sandro (professor da UFPE).

Notícias das Comunidades:


CACIC: Nova versão [2.4.0RC2] disponibilizada
<
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/cacic/lars-blogger/one-entry?entry_id=9273707>
GINGA: o Live CD agora disponível!
<
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ginga/lars-blogger/one-entry?entry_id=9541466>
i-EDUCAR: Nova versão do i-Educar
<
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/lars-blogger/one-entry?entry_id=10161055>

Fonte: www.softwarepublico.gov.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Isso é muito interessante e pode representar um salto na educação brasileira. O importante é saber se os governos incentivarão o seu uso.

    ResponderExcluir
  2. Arthurius, tenho acompanhado o trabalho do Portal do Software Público Brasileiro, e posso dizer que é trabalho bem feito e está trazendo bons resultados. O i-EDUCAR, por exemplo, é um software de gerenciamneto de escolas desenvolvido em Itajaí-SC e está sendo distribuido pelo Portal para escolas pública de todo Brasil.
    Grato pelo comentário, Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog