16 de março de 2009

Uso criterioso de medicamentos será tema do Simpósio Brasil Sul de Avicultura

O 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura e a 1ª Brasil Sul Poultry Fair, agendados para o período de 31 de março, 1° e 2 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, são promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, e compreendem uma extensa programação técnica. Entre os destaques da programação do Simpósio está a palestra “Antibioticoterapia em frangos de corte”, que será explanada pela professora doutora Silvana Lima Gorniak, da Faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), no dia 2 de abril, às 14h30.

O tema abrange as questões do uso criterioso de medicamentos na avicultura. A palestrante explica que a literatura relativa a este assunto é limitada, existindo algumas lacunas neste conhecimento. Portanto, o uso de medicamentos em aves muitas vezes se faz de maneira empírica, realizando-se extrapolações de dosagens de outras espécies animais (mamíferas). “Este procedimento em algumas situações pode resultar em conseqüências catastróficas. A extrapolação de dosagens de drogas baseando-se no peso corporal do animal é totalmente desaconselhada. Sabe-se que animal de porte menor, devido a sua alta taxa de metabolização, particularmente aves, irão necessitar de maiores dosagens por unidade de peso corporal que outras espécies de animais domésticos”, aconselha.

Desta maneira, para que se tenha sucesso no uso de medicamentos, é necessário e fundamental que se considere alguns fatores tais como: dose correta do medicamento, que depende fundamentalmente da cooperação do aplicador; dose administrada, que depende da espécie animal da formulação farmacêutica, da via e do sítio de administração e do tipo de alimentação (principalmente se a administração do medicamento for por via oral); concentração do medicamento no sítio de ação, que se refere à interação medicamento-receptor e o problema de resistência bacteriana, quando consideramos os antimicrobianos.

Apenas quando se considera todas as etapas é que obteremos o efeito desejado. Para que esta meta seja atingida é importante que se conheça a formulação farmacêutica do medicamento e a farmacocinética para aquela espécie de ave (algumas vezes considera-se inclusive a linhagem), bem como a anatomia e a fisiologia inerente à espécie em questão. 

Como são os antimicrobianos aqueles medicamentos que apresentam o maior interesse na avicultura, também serão abordados alguns conceitos sobre uso na criação avícola e quais as maneiras pelas quais se tem sucesso quando do uso deste grupo de medicamentos, procurando-se obter eficácia e ao mesmo tempo evitando o risco de resíduos nos alimentos (carne, ovos) e o possível comprometimento da saúde humana, um assunto que é um dos principais destaques quando se considera a saúde pública veterinária.

A palestrante também abordará as estratégias para impedir o aparecimento de resíduos de antimicrobianos em produtos de origem animal, bem como alguns procedimentos objetivando-se reduzir a resistência bacteriana na criação avícola.

Informações serão prestadas pelo telefone (49) 3329-1640 ou e-mail nucleovet@nucleovet.com.br.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog