8 de setembro de 2009

Joelhos: vítimas do excesso de peso

Os joelhos são articulações que suportam a maior parte do peso corporal e como conseqüência disso, as pessoas obesas fazem parte do grupo de risco com maior tendência a desenvolver problemas de joelho.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, da Clínica Reichmann, cerca de 70 % das pessoas obesas, mais cedo ou mais tarde vão precisar de atendimento especializado para tratar os joelhos.

O médico explica que os principais sintomas e patologias que o obeso apresenta geralmente incluem dor e limitação aos movimentos. As doenças mais comuns são as artroses (desgastes de cartilagens), que podem ocorrer no lado interno ou externo ou de todo o joelho. O que determina os desgastes são a predisposição genética, o excesso de peso, o mal alinhamento dos joelhos e pernas, os traumatismos, as seqüelas de fraturas e os esportes de contato com impulsão, entre outros.

Reichmann explica que os desgastes localizados do lado interno ou externo são provocados pelo mal alinhamento dos membros inferiores, joelhos muito juntos ou muito separados. O correto em termos de alinhamento é uma linha imaginária que passa pelo centro da cabeça femoral, centro do joelho e do tornozelo. Se esta linha passar no lado externo do joelho temos o desvio em valgo, ou seja, joelhos muito juntos e tornozelos afastados.joelho140

“Se esta linha passar internamente ao joelho teremos o desvio em varo, joelhos separados e tornozelos juntos. No caso dos joelhos juntos pode-se ter desgaste isolado externo. Nos joelhos afastados tem-se um desgaste isolado interno. O desgaste em todo o joelho, independe de desvios e ocorre com mais intensidade em pessoas obesas” adverte.

O médico orienta sobre o uso de “cintas” de tecido e velcro para o joelho como forma de reduzir dores e acelerar a recuperação dessa articulação, que vem sendo muito difundido. “O uso de cintas para joelho como forma de reduzir as dores é útil. Normalmente é colocado sobre o tendão patelar, que estabiliza a patela nos momentos de rotação dos joelhos ou quando são muito solicitados para realizar o arco de movimento. A sua principal indicação é nas tendinites e quando existe instabilidade da patela para compensarmos o problema. A instabilidade patelar provoca inflamação e dor no tendão patelar por excesso de movimento. Como a cinta restringe os movimentos do tendão patelar, os sintomas dolorosos melhoram”.

As cintas são encontradas nas boas casas de ortopedia e normalmente são indicadas para desportistas e pessoas que praticam caminhadas.

O leigo deve procurar orientação de como usá-las, quando, em que altura do joelho e também cuidados para não comprimir a circulação dos membros inferiores. Deve limitar apenas os movimentos do tendão patelar e não comprimi-los.

Reichmann adverte que além da questão mecânica/gravitacional do peso em si, a obesidade pode provocar outros danos ao joelho. A obesidade provoca degeneração do tecido muscular e tendinoso por infiltração gordurosa, o que enfraquece os tecidos de suporte (partes moles). Os tecidos enfraquecidos pelas infiltrações gordurosas são mais frágeis, não sustentam tão bem o peso do corpo e pode em alguns casos provocar rupturas de tendões como, por exemplo, o tendão de Aquiles.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Amado Luiz em primeiro lugar quero dizer-lhe que senti falta de interagir contigo, quando a sua matéria muito boa pois é uma articulação importante para nós.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, eu sinto muitas dores em meu joelho esquerdo,fiz uma resonancia e foi comprovado a tendinoplastia ,patela alta artrose e um cisto em meu joelho meu médico pediu então que eu me afastasse do serviço para o tratamento mas não obtive auxilio doença e no entanto tive que voltar a trabalhar, mas isso doi muito principalmente quando vou dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um problema conseguir o auxilio doença nestes casos. Depende muito das atividades que você faz no trabalho. O importante é você continuar o tratamento e passar todas as suas dificuldades para o seu médico. Assim ele poderá fazer novas tentativas de afastamento do trabalho.

      Excluir
  3. Tenho excesso de peso mas para perder este peso eu preciso realizar atividades fisicas junto com a dieta que já estou realizando. Tenho caminhado 6x por semana em torno de 40 min e estou introduzindo um trote leve aos poucos. Mas nesta ultima semana mesmo tendo perdido 20kg desde que iniciei todo o processo apareceram fortes dores na parte inferior do joelho... existe algum modo de tratar isso sem parar as atividades? exite alguma atividade que ajuda a fortalecer o joelho? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan, você deve procurar um médico ortopedista, pois sómente com exames, ele poderá indicar qual a melhor solução para seu caso.

      Abraços

      Excluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog