8 de setembro de 2009

Grupo ataca luteranos que defendem meio ambiente na Guatemala

A Casa Camponesa da Igreja Luterana de La Trementina, em Zacapa, foi arrombada na madrugada da quinta-feira, 3/09, por um grupo de homens, que cortaram a energia elétrica e levaram um aparelho de telefone, informou o pastor José Pilar Cabrera.

A Igreja Luterana da Guatemala (Ilugua) integra o Conselho Ecumênico Cristão do país, que, em fins de agosto, denunciou a exploração florestal e o corte ilegal de árvores junto a nascedouros de rios, a exploração mineira nas montanhas de Cerro Blanco e questionou a construção de três hidrelétricas.

A incursão do grupo contra a Casa Camponesa foi uma represália à atuação dos luteranos em favor das comunidades ribeirinhas e do povo chortí, que vivem do artesanato, pequena agricultura e pesca na região. As atividades denunciadas e questionadas interferem diretamente na sustentação dessas comunidades.

As três barragens – em El Orégano, El Puente e Caparjá – alteram a captação de água das 39 comunidades de Camotán, Jocotán em Chiquimula, no município de Zacapa, pois alterarão a vazão do Rio Grande.

A empresa de mineração canadense Goldcorp pediu licença para exploração de 1,2 milhão de onças de ouro da mina Cerro Blanco, na localidade de Assunción Mita Jutiapa. A atividade extrativista afetará as fontes de água que abastecem as 18 comunidades dos arredores, poluindo os rios que desembocam no lago Guija.

O Conselho Ecumênico Cristão da Guatemala também denunciou a exploração florestal da Montanha de Las Granadillas, em desobediência ao artigo 47 da Lei Florestal do país.

Além de luteranos, integram o Conselho Ecumênico a Conferência Episcopal da Gutemala, a Igreja Episcopal e a Igreja Evangélica San Juan Apóstol.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Olá xará,

    Acho impressionante como existem pessoas e grupos que gastam energia afim de prejudicar instituções que se propõem a ajudar pessoas carentes, independente do campo de atuação. É lamentável.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog