28 de julho de 2009

Saiba como amenizar as dores musculares no inverno

Com as estações mais frias chega também a temporada de resfriados, dores musculares e outros desconfortos para idosos, crianças e adultos.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que o frio aumenta a dor dos processos inflamatórios em geral e que as cicatrizes cirúrgicas também podem doer com a chegada do frio. “Geralmente, os portadores de doenças reumáticas têm as dores articulares aumentadas nesse período em função da diminuição do aporte sangüíneo nas articulações e contraturas musculares pelo frio”, explica.dori150

Reichmann explica que o frio provoca contraturas musculares e com isso aumenta a frequência das dores. “A dor na região lombar é muito comum porque os músculos lombares são grandes e suportam o peso do tronco e membros superiores. Nesta região só existem as vértebras lombares e músculos para suportar a carga”. O médico adverte que se estes músculos não tiverem bem condicionados (fortes e alongados) podem existir desvios na coluna, hérnias de disco, discopatias degenerativas, artroses (desgastes) onde estão os bico de papagaios e com tudo isso as dores pioram.

Nas articulações, principalmente nas pequenas, a dor decorre da diminuição da circulação periférica (os vasos sangüíneos se contraem na periferia e mandam o sangue para a região interna do corpo) na tentativa de manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio do corpo em temperatura constante.

Neste período mais frio, Reichmann orienta que idosos e pessoas sedentárias devem usar agasalhos para não perder calor, praticar alguma atividade aeróbica leve (bicicleta ergométrica, esteira ou caminhadas curtas) para aumentar o aporte de sangue nos membros e, depois, praticar alguns minutos de alongamento. O uso de luvas e meias de lã também é recomendável, pois as pequenas articulações sofrem mais no frio. “O uso de aquecedores é importante para manter o ambiente aquecido, no entanto, é aconselhável colocar um recipiente com água perto do aquecedor para umidificar o ar e evitar ressecamento das vias respiratórias”, explica.

As pessoas de vida sedentária que tem seus músculos enfraquecidos e encurtados podem se machucar com muita facilidade: as distensões musculares e dores nas costas são muito freqüentes. “Também recomenda-se um período de aquecimento curto e, após exercícios de alongamento, para manter preservados e com boa amplitude os movimentos articulares”, orienta.

Para os atletas, as indicações são que se aumente a ingestão de carboidratos, que se faça aquecimentos por um período maior de tempo, que se utilize trajes adequados para o frio. Além de aumentar o período de alongamentos e cuidar da proteção da pele e dos lábios com produtos adequados.

Reichmann aponta que o aquecimento e os alongamentos ajudam a prevenir distensões musculares e sobrecarga nas articulações e o risco de lesões diminui significativamente. O aquecimento consiste em movimentos musculares e articulares repetidos que servem para melhorar o aporte sangüíneo aos músculos. “O alongamento é necessário em pelo menos 5 minutos antes e após as atividades físicas, podendo ser ampliado para 30 minutos. Iniciam-se nos membros inferiores (todas as cadeias musculares uma por uma) após tronco, musculatura lombar, peitorais, membros superiores (braços, antebraços, punhos, ombros) e após pescoço”, informa Joaquim Reichmann.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Amigo suas informações foram muito úteis, pois sofro demais com contraturas musculares e a dores são terriveis, valeu pela orientação.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por estar sempre presente. A nossa luta é pelo bem de todos, por um mundo melhor. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua matéria amado Luiz, um verdadeiro ensinamento, muito util para quem sofre com esses males.
    A paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog