21 de junho de 2009

Rádios e as informações meteorológicas

Apesar de todas as inovações tecnológicas, o velho e bom rádio ainda ocupa lugar de destaque na comunicação.

Especialmente nas localidades mais afastadas, onde o acesso a outros meios, como internete e televisão, é mais difícil e, algumas vezes, até impossível. O rádio é o companheiro de todas as horas, sobretudo para o agricultor, que usa esse meio de comunicação como sua principal fonte de informação, já que o pequeno aparelho a pilha pode acompanhá-lo até em sua rotina diária na lavoura.


Ciente desse poder o setor de meteorologia da Epagri/Ciram tem no rádio um importante aliado e se utiliza desse meio para disseminar com eficiência e rapidez informações de previsão do tempo. Os meteorologistas da equipe atendem pessoalmente todos os dias cerca de 70 rádios de todas as regiões do Estado em boletins ao vivo ou gravados. Além destas, inúmeras outras rádios baixam o boletim meteorológico disponibilizado gratuitamente nos sites do Ciram e do Governo do Estado.


Erva-mate
A rádio Catarinense, de Joaçaba, é uma das atendidas todos os dias. Em agradecimento aos serviços prestados pela Epagri/Ciram uma das patrocinadoras da emissora enviou para ao setor de meteorologia 10 quilos de erva-mate. A singela atitude dá a medida da importância das informações prestadas pelos meteorologistas da Empresa.


Outro termômetro do alcance das informações geradas pelo setor de meteorologia da Epagri/Ciram foi uma correspondência, enviada pelo presidente da Coopearlfa, Romeo Bet, agradecendo “pelo excelente trabalho desempenhado pela equipe Epagri/Ciram”. Os meteorologistas da Epagri/Ciram gravam diariamente boletins especiais para a Cooperalfa e a Fecoagro. Só a Cooperalfa distribui esse programa para 14 emissoras de rádio atingindo mais de 14 mil famílias de agricultores filiadas. Na carta o presidente da cooperativa elogia a atuação do setor de meteorologia da Epagri/Ciram: “de fato, é um estudo específico feito pelo respectivo órgão estadual, que se traduz num serviço espetacular, pulverizado a milhares de pessoas do campo que podem, desta forma, efetuar seus planejamentos, investimentos e tratos culturais de maneira mais acertada”.


Acaert
No final do mês de maio a Rede de Noticias Acaert (Associação Catarinense de Rádio e Televisão) disponibilizou em seu site entrevista sobre a previsão de término do período de estiagem no Estado. De acordo com a instituição, 57 emissoras fizeram o download da gravação, em municípios de todas as regiões do Estado, como Xanxerê, Tubarão, Mafra, Itajaí, Palmitos e Lages, por exemplo.


Toda essa movimentação reflete a rotina normal do setor de meteorologia, que funciona 12 horas por dia em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Porém, em eventos extremos como enchentes e secas, o volume de trabalho aumenta consideravelmente, já que o interesse da imprensa e da sociedade pela previsão do tempo é bem maior nesses períodos.


Em breve o site da Epagri/Ciram passará a disponibilizar, além dos boletins diários, entrevistas gravadas com os meteorologistas sobre previsões específicas, como aquelas feitas para as mudanças de estações ou feriados, por exemplo. Todas essas ações tem um único objetivo: utilizar a agilidade e alcance do rádio para informar os catarinenses, com rapidez e precisão, sobre as condições previstas de tempo, informações cruciais para vários setores da sociedade, sobretudo a agricultura e a pesca.

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Eu sempre escuto a previsão do tempo pelo rádio. É um vício, mas eu gosto porque a informação é precisa e rápida. E quase 100% certa. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog