7 de junho de 2009

Conheça o bairro sem cidade

Já vi países entrarem em guerra por disputas territoriais. Já vi estados brigarem na justiça por causa de divisas territoriais. Já vi municípios disputando bairros. Já vi, também, bairros querendo trocar de município. Mas é a primeira vez que fico sabendo de um bairro que nenhum município quer.

Trata-se do bairro União Vila Nova, na capital paulista ou em Guarulhos, cujos moradores estão literalmente perdidos no mapa. Nem no Google maps, fazendo a pesquisa pelo nome, você encontra o União Vila Nova. Leia o texto completo da reportagem "Moradores pedem que bairro perdido seja reconhecido por São Paulo" de Ivy Farias Repórter da Agência Brasil:

Os moradores do bairro União Vila Nova estão literalmente perdidos no mapa. Apesar deles considerarem o bairro como parte da zona leste do município de São Paulo, autoridades discordam sobre o real "dono" do bairro. O motivo para tanta dúvida é que o União Vila Nova fica na divisa entre as cidades de Guarulhos e São Paulo. uniaovilanova

Segundo o presidente da Comissão de Reurbanização da Comunidade Pantanal Moradores, Wellington Paulino Bezerra, o bairro - que começou como uma favela há quase 27 anos - era tratado com desdém por uma antiga administração da subprefeitura de São Miguel Paulista. "Era humilhante, eles nos tratavam como se estivessem fazendo um favor", disse Bezerra. "Só queremos ser tratados como cidadãos."

De acordo com o presidente, a situação começou a mudar quando a imprensa passou a veicular notícias sobre o drama do bairro sem cidade. Porém, algumas lideranças do União Vila Nova continuam descontentes, como é o caso de Antonio Euclides de Moura, presidente da escola de samba União das Vilas de São Miguel Paulista. "Queremos um documento formal atestando que fazemos parte da cidade de São Paulo", afirmou.

Bezerra disse que a subprefeitura responsável pela área dizia que o bairro não fazia parte de São Paulo e se recusava a prestar serviços. "Nunca procuramos Guarulhos porque eles ficam muito longe e não faz sentido algum", afirmou. Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a subprefeitura - por meio do seu assessor de imprensa - informou que a administração está buscando a solução "e o entendimento sobre a área".

A assessoria explicou ainda que o departamento jurídico está avaliando os documentos e que uma resposta definitiva sairá em dez dias. O município de Guarulhos também foi procurado e afirmou, também por sua assessoria de imprensa, que o bairro "não pertence ao município de Guarulhos".

Durante o levantamento de informações, a Agência Brasil encontrou o serviço da coleta de lixo do município de São Paulo no local. "Este posto de saúde também é de São Paulo", disse Bezerra, acrescentando que os moradores do bairro votam e pagam impostos em São Paulo. "Não queremos depender da boa vontade de nenhum subprefeito nunca mais. O reconhecimento do bairro faz parte da nossa cidadania."

Bezerra contou ainda que a maioria dos moradores não tem conhecimento sobre essa situação e que no momento tem participado de reuniões com o subprefeito de São Miguel Paulista e os demais secretários responsáveis para solucionar o problema. "Não sossegaremos enquanto não tivermos uma definição."

 

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Amado Luiz, creio que este ano eles vão resolver este impasse, estamos nos aproximando das eleições ai já viu, votos e votos, e depois continuarão no abandono, coisa mesmo de politicos brasileiros, espero que não, vamos ver.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. A cada dia surge uma notícia surpreendente. É muito estranho, pois qual o município que cobra os iptus e outros impostos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog