9 de junho de 2009

A falta de cuidados com a coluna pode provocar inflamações e dor

Independente das atividades realizadas, dores nas costas são comuns entre todas as pessoas. Algumas com mais intensidade, outras com menos, algumas com dores crônicas provocados por patologias, enquanto outras mais simples provocadas por mal jeitos passageiros.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, existe uma alta incidência de problemas com dores nas costas que afetam 70% da população. “A má postura é a causa mais comum, seguida de desvios da coluna vertebral e doenças como hérnias de disco, discopatia degenerativa e artroses” explica Reichmann.

Para evitar esses problemas, o médico orienta a prática de exercícios físicos diariamente para alongar e fortalecer a musculatura das costas e a prática de hidroginástica e natação. “Assim a musculatura fica em boas condições”, explica. A falta de cuidados com a coluna pode contraturar a musculatura das costas e provocar inflamações e dor. No caso de rotação repentina do tronco, em alguns casos pode ocasionar o rompimento de um disco intervertebral e desencadear uma hérnia de disco.dor

Aos praticantes de esportes de alto impacto, o médico orienta aos que sejam feitas sessões de aquecimento e alongamento prévio e posterior. “Exercícios mal orientados são uma das principais causas de dores nas costas por descompensação muscular e sobrecarga”, alerta o ortopedista.

Reichmann enfatiza que ao primeiro sinal de dor nas costas a pessoa deve procurar um médico especializado e fazer um raio-x panorâmico da coluna vertebral. “Os sinais suspeitos vão desde um ombro mais baixo que o outro, bacia desnivelada, deformidade no tórax anterior ou posterior, até sensação de um membro mais curto que outro” exemplifica. “Quanto mais cedo detectarmos o problema melhor será o resultado do tratamento”, explica.

Quando a má postura, o médico adverte que ela é adquirida e reversível em quase 100% dos casos, dependendo da idade e do início do tratamento. “Os desvios são de origem genética e de desenvolvimento físico, portanto pode-se melhorá-los com tratamento adequado quando a pessoa estiver em fase de crescimento”.

O tratamento para a cura depende muito da causa. No caso da má postura é feito através de correção postural com fisioterapia ou reeducação postural global, que é um método moderno e eficiente. No entanto, o médico diz que “nos casos graves de desvios, a cirurgia será indicada quando acarretar sintomas dolorosos. Para os casos de hérnias de disco o tratamento pode ser feito sem cirurgia, na maioria dos casos”, explica Joaquim Reichmann.

As discopatias degenerativas são tratadas, através do emagrecimento, antinflamatórios, correção postural, alongamentos de cadeias musculares posteriores e exercícios que alonguem e fortaleçam os músculos da região lombar. Em casos graves deve ser feito artrodese (cirurgia para descompressão dos nervos e estabilizar a coluna).

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Realmente descuidamos muito da nossa postura, e veja como podem acarretar probleams sérios e fortes dores. Muito boa a matéria, amado Luiz.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes já tive lesão nas costas. Desde então procuro sempre fazer alongamentos e exercícios. Legal o artigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo... se não se cuidar pode chegar onde cheguei: na cirurgia, e aí... as consequências são irreparáveis. Por isso não canso de repetir: cuidem-se.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog