8 de junho de 2009

Menos poluição com reforma de pneus

Após o uso, os pneus de caminhões podem poluir o meio ambiente e servem de criadouro para o mosquito da dengue. A reforma desse material aumenta sua vida útil, com benefícios para o meio ambiente e o consumidor. A empresa FM Pneus, de Toledo (PR), além de reformar, providencia o descarte adequado e realiza projetos comunitários com o plantio de árvores e ações educativas junto à população.


Marcos Roberto Magnanti é diretor da FM Pneus, empresa com 12 anos de atividades. Ele explica que um pneu de caminhão pode ser reformado de duas a três vezes, com um aumento de até três anos na longevidade do produto. Segundo o empresário paranaense, um pneu novo custa em torno de R$ 1,2 mil, enquanto o reformado sai por cerca de R$ 400. “Se um pneu novo roda em média 150 mil quilômetros, o reformado consegue atingir até 180 mil”, calcula.


O empresário assinala que hoje o Brasil constitui o segundo maior mercado mundial de pneus reformados e perde apenas para os Estados Unidos. Ele destaca que o ramo, antes visto com preconceito, tornou-se muito importante pelas questões ambientais. O cliente leva o pneu para a FM e empresa coloca uma nova banda de rodagem sobre ele. Quando não é mais possível a reforma, as carcaças são enviadas para reciclagem.


Fora sua atividade comercial, a FM Pneus desenvolve ações sócio-ambientais que contribuem para melhorar a eficiência e a lucratividade do negócio. Uma delas é o programa '3R', que reúne as siglas Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O '3R' envolve coleta seletiva na empresa, redução no consumo de energia, reaproveitamento de água por meio de cisternas e reutilização de papéis e envelopes. “Tudo isso gera benefícios ao meio ambiente e ao mesmo tempo permite que a empresa economize”, diz Marcos Roberto.


A empresa paranaense vende para recicladoras materiais como pneus, plásticos e papéis. A borracha, por exemplo, tem diversas finalidades, como a produção de solas para sapatos. O lucro com a venda para reciclagem vai para a associação dos funcionários da FM. Com o dinheiro arrecadado, eles compraram um terreno com área de 40 mil metros quadrados. Nela, plantaram-se mil árvores, dentro do programa 'Plante Vida com seus Pneus', mais uma iniciativa da empresa de Toledo.


Magnanti diz que a cada quatro pneus reformados, planta-se uma muda de árvore. Com isso, além das que existem no terreno da Associação dos Funcionários, já houve o plantio de mais mil mudas em outros lugares de Toledo. A FM Pneus produz cartilhas educativas baseadas no programa '3R'. Mais de dois mil exemplares já foram distribuídos à população. Magnanti também vai à comunidade para ministrar palestras sobre sustentabilidade e sua atividade empresarial.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog