12 de junho de 2009

Suinocultores são capacitados em educação ambiental

Produzir sem agredir os recursos naturais. Esse é o objetivo do programa da capacitação ambiental para suinocultores e técnicos que 11 cooperativas agropecuárias, a Coopercentral Aurora e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão desenvolvendo neste ano, no oeste de Santa Catarina.

O programa absorve investimentos da ordem de 150 mil reais e estabelece 74 treinamentos (grupos), totalizando 3.546 produtores. De abril até junho já ocorreram 26 treinamentos com a participação de 650 pessoas. “A suinocultura brasileira é uma das mais avançadas do planeta, mas a produção precisa ser tecnificada em face do potencial poluente dos dejetos”, observa o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.

No Brasil, o rebanho suíno alcança 35 milhões de cabeças e metade da suinocultura nacional se concentra no Sul. Santa Catarina, o maior produtor, apresenta 5,5 milhões de cabeças, com média de 55 suínos por quilômetro quadrado. Municípios como Concórdia atingem uma densidade de 287 suínos/km2. Lanznaster realça que o respeito ao meio ambiente é uma marca registrada nos 40 anos de atuação da Coopercentral em Santa Catarina e no Brasil.

Essa exemplar conduta ambiental manifesta-se pela conquista por nove vezes do Prêmio Expressão de Ecologia e, por duas vezes, do Troféu Fritz Müller, além do Prêmio CNI de Ecologia, entre outras distinções de fulcro ambiental nas esferas estadual e nacional. O Programa ocorre em duas etapas. Na primeira etapa participam as cooperativas filiadas à Coopercentral Aurora que assinaram os termos de ajustes de condutas das microrregiões da Amauc (sede em Concórdia), Amai (Xanxerê), Amosc (Chapecó) e Amnoroeste (São Lourenço do Oeste), explica o coordenador do Comitê Ambiental, engenheiro agrônomo Sandro Luiz Treméa.

Nessas microrregiões atuam as cooperativas agropecuárias Alfa, Coperdia, Coperio, Itaipu, Caslo e Camisc. Na segunda etapa estarão envolvidas as filiadas Cooper A1, Auriverde, Coopervil, Colacer e Copercampos. O treinamento das equipes técnicas e dos produtores das demais filiadas ocorre após concluir a capacitação da primeira etapa. O número de treinamentos foi definido em função do número de produtores integrados: a Alfa treinará 872 produtores em 27 cursos; a CooperA1 784 em 16 cursos; Coperio com 432 em 9 cursos; a Cooperitaipu 191 em 4 cursos; Auriverde 233 em 6 cursos; Caslo 71 produtores em 2 cursos; Camisc 44 em 2 curso; Colacer, 75 em 2 cursos; Copervil 142 em 4 cursos e a Copercampos treinará 64 criadores de suínos em 2 cursos.

Esse programa foi iniciado em 2008 com capacitação para os produtores que assinaram os compromissos de ajuste de conduta com o Ministério Público. No período, foram desenvolvidos 13 treinamentos com a participação de 307 produtores da região da Amauc. Os produtores rurais não atendidos em 2009 serão inscritos para 2010, na continuidade do programa, antecipa o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Amado muito boa essa iniciativa que deveria estender-se a todos os produtores rurais, pois o conhecimento faz com que haja uma conscientização maior na preservação do meio ambiente, inclusive aos agricultores pois o uso de pesticidas poluem e muito as camadas do solo.
    A paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog