14 de maio de 2009

Software promete prever risco de deslizamentos

A empresa RomanaTec apresentou à equipe da Epagri/Ciram no dia 12 de maio o Adonis, um software de funcionamento online (via site) para prevenção de riscos de deslizamentos em encostas. A apresentação faz parte das atividades do GTC (Grupo Técnico Científico de Prevenção às Catástrofes Naturais em SC), cujos coordenadores emitirão parecer para o governo estadual analisando se o produto é ou não adequado às necessidades dos catarinenses.


A proposta do software é calcular os risco de deslizamentos por meio de uma análise matemática. Os dados seriam carregados pelos agentes municipais da Defesa Civil, que seriam os responsáveis por mapear as áreas de risco em todo o estado. Um site possibilitaria o acesso da população a estas informações, o que configuraria um recurso inédito no mundo.

deslizamentos
Com um clique o cidadão poderia, com apoio do Google Earth, localizar os pontos vulneráveis a deslizamentos, com as informações técnicas relacionadas e a classificação de nível de risco, hierarquizada por meio de uma escala de cores. Uma parceria com o setor de meteorologia da Epagri/Ciram possibilitaria ainda a variação de nível de risco de acordo com o índice recente de precipitação em cada ponto.


Além de informar o nível de risco de deslizamentos o software se propõe a indicar qual a melhor solução técnica para cada caso, levando em conta desde uma simples proteção superficial até uma intervenção geotécnica imediata. 

A RomanaTec é uma empresa catarinense, que usou os dados de um trabalho acadêmico nos taludes adjacentes à Barragem do Rio São Bento para calibrar o software. A ferramenta oferece ainda outro diferencial, que seria a possibilidade de uso por não técnicos, bastando conhecimentos básicos para levantamento das informações necessárias (distância, altura, cor do solo, tempo transcorrido da última chuva etc).

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Parabéns para a RomanaTec. Se o software cumprir o que promete será indispensável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Luiz Verli
    este software pode muito nos ajudar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog