15 de maio de 2009

Igrejas foram omissas na escravatura

Organizações vinculadas ao movimento negro pedem, em manifesto divulgado na quarta-feira, 13, que as igrejas históricas se pronunciem sobre os 121 anos da abolição inacabada, e peçam perdão “pela cumplicidade e omissão diante da escravidão e racismo sofrido pelo povo negro”.

O Brasil lembrou, na quarta-feira, o dia em que foi assinada lei que terminava com a escravidão formal. O manifesto negro sustenta, contudo, que o país “mantém uma das mais acentuadas desigualdades social e econômica do mundo” e que a população negra está à margem da riqueza produzida pela sociedade brasileira.

“Conclamamos a Igreja brasileira a romper com o silêncio e com o mito da democracia racial, a fim de que ocorra uma profunda transformação em toda a sociedade”, diz o manifesto. Tal pedido de perdão, aponta o texto, deve vir acompanhado de ações afirmativas e de reparações.escravidao

Dentre as ações afirmativas o manifesto propõe a garantia do acesso de afrodescendentes nos seminários e cursos teológicos, a ampliação de sua participação em cargos de direção das igrejas, o aumento do número de bispos e bispas, pastores e pastoras, e a criação e fortalecimento de pastorais e de ministérios de combate ao racismo.

No campo teológico, o documento pede uma releitura da Bíblia, levando em conta a história do povo negro desde os tempos bíblicos, e que seja produzida uma hermenêutica bíblica negra, que deve ser entendida como uma causa política.

O manifesto, assinado por dez organizações, dentre elas a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, os Fóruns de Lideranças Negras Evangélicas e de Afrodescendentes Evangélicos, e a Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil, solicita das igrejas históricas um programa de ação que inclua o diálogo inter-religioso.

“As igrejas devem agir como uma vigorosa força para a conversão individual e coletiva dos corações, sem a qual o ódio, a intolerância e o racismo jamais conseguirão ser eliminados”, assinala o documento.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. A igreja foi e é omissa em vários aspectos históricos, se limitando a meia dúzia de palavras que comovem só os próprios fiéis.
    Espero um dia poder ver a Igreja cumprindo um papel importante na sociedade e não apenas "pregando" seus dogmas do tempo da pedra. Apesar de católico, me recuso a aceitar a posição radical e desumana em muitos aspectos.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. A Igreja cometeu omissão em vários momentos de sua história e jamais pediu perdão pelos seus atos. A Igreja pode ter suas vantagens e desvantagens, mas não é humilde em reconhecer erros. O movimento negro só vai perder tempo.

    ResponderExcluir
  3. Para ler a Carta manifesto enviada as Igrejas Protestantes Históricas e suas lideranças: veja no Blog do Perdão: http://perdaopovonegro.blogspot.com/2009/05/carta-as-igrejas-protestantes.html

    Aproveitamos também para convida-lo a participar do Encotro Afro-Cristão 2009. Informações no Blog: http://encontroafrocristao.blogspot.com/

    Paz e Bem para todos e todas!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog