12 de fevereiro de 2009

Doenças intestinais em aves domésticas

O 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura programado para o período de 31 de março, 1° e 2 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, tratará do tema “Doenças intestinais em aves domésticas”, com o professor doutor, Hafez Mohamed Hafez, do Institute of Poultry Diseases Free University Berlin. Essa palestra está prevista para o dia 1° de abril, às 13h30. A programação do Simpósio inicia às 19h15, do dia 31 de março e prossegue até o fim da tarde do dia 2 de abril.

O palestrante mostrará que o papel fundamental da produção de aves doméstica consiste em converter alimento em carne. Frangos e perus são bastante eficientes tanto nas taxas de crescimento e de conversão alimentar. Qualquer suave alteração das condições ideais é acompanhada pela interrupção do processo de crescimento. A fim de atingir o potencial máximo de desenvolvimento é necessário atenção na boa saúde intestinal do plantel.

“Desordens intestinais constitui o grupo mais importante de doenças que afetam a produção avícola, causando grandes perdas econômicas em escala mundial devido à alta nas taxas de mortalidade, custas com remédios, conversão alimentar e baixo ganho peso”, explica Hafez. Diversos patogênicos (vírus, bactérias e parasitas) são possíveis causadores de doenças intestinais tanto sozinhos (mono-causal) quanto em sinergia com outros microorganismos (multi-causal) ou com causas não contagiantes como fatores ligados à alimentação e manejo.

Observações de campo em diversos países europeus revelam que a indústria avícola foi vítima de vários problemas após o banimento dos antibióticos promotores do crescimento. Os impactos da referida medida são visíveis tanto do desempenho da produção (peso corporal e taxa de conversão alimentar), bem estar do animal (dermatites) e questões gerais de saúde avícola (desordens intestinais e infecções clostridiais).

Informações sobre o 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura serão prestadas pelo telefone (49) 3329-1640 ou pelo e-mail nucleovet@nucleovet.com.br.

Por:Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 6 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog