11 de fevereiro de 2009

A droga legal

Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. Algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados.

Mas, apesar dos riscos para saúde, obter anabolizante é quase tão fácil quanto comprar aspirina. Além do mercado negro, internet e academias, algumas pessoas procuram médicos pois acham que assim essas drogas deixam de ser perigosas. Em sua edição do dia 9 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de São Paulo, publicou a matéria "Médicos indicam anabolizantes a jovens",  assinada pelo repórter Ricardo Westin, que apresentando-se como um paciente que desejava ganhar músculos para o verão, se consultou com cinco médicos( leia a matéria completa aqui). Três disseram que os anabolizantes seriam o único remédio e não alertaram para os riscos e deram a receita.

Essas drogas são medicamentos, portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita médica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica, se forem pegos utilizando podem sofrer conseqüências por isso. O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam testes anti-doping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.

Quem dá ou vende o produto sem a devida receita estará estará infringindo o código penal: artigo 278 (venda de substâncias nocivas à saúde). E para o médico que receita a droga só pensando nos trocados da consulta tem punição ?

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Luiz eu li essa notícia e fiquei chocado. Como os médicos podem permitir uma atrocidade dessas! Receitar anabolizantes a jovens que só querem ganhar musculos a todo o custo. Alguma coisa deve ser feita imediatamente senão daqui a pouco vão aparecer mortes aos montes desse consumo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Médicos irresponsáveis e um COI que finge que não vê. Mas por que não se fala da grande quantidade de atletas que se drogam através do álcool e do cigarro. É um absurdo mas há muitos esportistas que fumam e bebem e ninguém fala a respeito. Essas drogas, socialmente aceitas fazem tanto mal que muitas outras drogas ilícitas. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há um dia
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog