10 de janeiro de 2010

Por que fracassamos diante do êxito?

É uma coisa muito estranha, esquisita! Fracassar quando há a possibilidade de êxito! Vocês já devem ter percebido ou vivenciado isso em algum momento. Uma situação tipo fazer um esforço muito grande para alcançar algo, como o caso daquele que está quase se afogando no meio do mar, tenta desesperadamente sobreviver, acaba aprendendo a nadar à força, mas morre na praia. Ou então, a eterna repetição no meio artístico de artistas que se suicidam em pleno sucesso.

Chegando mais perto da nossa realidade íntima me refiro às situações em que um sujeito inteligente comporta-se como deficiente, fazendo maus negócios, gerenciando mal seu trabalho. O que faz a diferença entre aquele que tem êxito nas suas iniciativas e o outro que não consegue fazer valer suas potencialidades, embotando-as? Uma das hipóteses poderia ser falta de informações o que é a circunstância mais fácil de resolver. Porém, existem situações em que pessoas muito bem informadas e cultas não têm êxito nos seus negócios.ponty

Existem outros fatores também. O perfil construído por nós de que quem é inteligente e estudioso é exitoso, ou quem é belo e comunicativo é mais bem amado do que os outros será que se sustenta? A realidade nos mostra que não. Nada, absolutamente nada nos dá garantia em relação a alguma coisa. Todas as combinações podem ser possíveis. É fato que numa sociedade como a nossa, que privilegia as aparências, as imagens, o que parece ser mais belo e melhor entra com certa vantagem. Mas a questão me parece mais que é como sustentar o lugar que se alcança ou que se está na eminência de alcançar? Isso vale também para o relacionamento amoroso e social.

Uma das hipóteses é abrir mão da condição infantil, que por vezes pode nos acompanhar, de que há em algum lugar certo amparo, alguém que pode nos salvaguardar do fantasma eminente do abandono e nos proteger. Pessoas que conseguem enfrentar a condição humana de que somos sim eminentemente sós parecem ter mais facilidade para lançar-se nas situações e assumir integralmente o lugar alcançado ou a alcançar, como profissional, amante ou amigo. Quando isso não é possível é provável que o sujeito se mantenha numa condição de dependência emocional e por vezes até financeira (que é um reflexo da dependência emocional), emburrecendo-se, privando-se de avançar.

O tempo passa, mas nossas marcas infantis nunca nos abandonam. Podemos aprender a lidar com elas, para que se aquietem, mas seus suspiros permeiam geralmente nossas iniciativas. É o frio na barriga diante do novo, o pavor e a excitação frente ao que é muito desejado, o passo atrás que se interpõe àquele que quer ir adiante.

A responsabilidade acho que é isso: a consciência absoluta de que, não importa quais sejam os descaminhos que marcaram o nosso passado, quem escreve o nosso presente somos nós, do jeito que nos for possível e não adianta reclamar do pai, da mãe ou de sei lá quem.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Fonte: MARCOS A. BEDIN/MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br/marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Muito boa matéria, devemos crer em nosso potencial, e seguir em frente.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luis,

    Um texto muito consciente,que mostra que somos sim,o reflexo de nossos proprios atos.

    Por vezes nos contentamos em achar culpados por nossa propria inanição.

    A situação política de nosso País é uma bela amostra disso.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto!

    Nosso potencial deve estar sempre a nossa frente.

    ResponderExcluir
  4. Fracassar é um palavra que não gosto de ouvir. Busco sempre atingir meus objetivo, até mesmo quando não consigo, não classifico como fracasso, apenas com um acidente de percurso. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog