21 de outubro de 2009

Cuidado ao adquirir um imóvel

Geralmente, a aquisição de um imóvel é um passo importante e bastante planejado.

Novo, usado ou na planta, casa, terreno ou apartamento, independente da escolha de cada um, alguns aspectos precisam ser observados com atenção para que problemas, que porventura, possam aparecer mais tarde não causem dor de cabeça ao comprador.

De acordo com o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário, Secovi/Oeste, o comprador precisa reunir o máximo de informações sobre o imóvel antes de fechar o negócio e, de preferência, contar com a avaliação de um corretor de confiança. “O corretor terá condições de avaliar as condições do imóvel e para não ser enganado o comprador deve procurar um profissional que seja credenciado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Creci”, alerta Lise.

Na hora de adquirir um imóvel novo, aspectos como localização, ventilação, incidência do sol, procedência e qualidade dos materiais utilizados, documentação podem fazer toda a diferença. “Antes de assinar o contrato é importante sanar todas as dúvidas, inclusive procurando o Procon para verificar se não existem registros contra a empresa construtora ou incorporadora”, observa o presidente do Secovi/ Oeste.

Quando o imóvel for usado, Lise recomenda que além de observar os mesmos aspectos de um novo, a pressão da água nas torneiras, a instalação elétrica e as condições físicas do imóvel devem ser avaliadas com cuidado. “O ideal é agendar visitas para conhecer o imóvel durante o dia, já que problemas na construção, rachaduras, infiltrações e mofo podem passar despercebidos em outro horário”, destaca.

Lise chama atenção para a compra de imóveis na planta. Como a oferta desse tipo de empreendimento tem ganhado espaço no mercado, junto com empresas sérias surgem os chamados “picaretas” que devem ser identificados com antecedência para não ter prejuízos. A orientação é que o comprador leia com atenção o memorial descritivo do imóvel, compare os materiais de divulgação com a planta para ver se estão de acordo. “É importante guardar todo o material promocional, que pode ser útil na hora da negociação e, em caso de dúvida, o comprador pode procurar um advogado para esclarecê-las”, pondera.

Se o imóvel a ser adquirido se trata de um lote, o comprador precisa conferir os documentos, verificar junto ao plano diretor do município se a área é residencial, comercial ou industrial, e avaliar se serve para o que se pretende construir no local. “O parecer de um engenheiro sobre as especificações do terreno também são importantes”, observa Paulo Jorge Lise.


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Ótimas explicaçõas, a aquisição de imóveis requer muitos cuidados, e é um sonho da maioria das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Nessa hora todo cuidado é pouco, Luiz. Na maioria das vezes se trata do maior sonho das famílias e se o negócio não for feito com calma e atenção o risco de virar pesadelo é grande.

    Abração

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog