18 de outubro de 2009

Border Collie: um show a parte

A raça Border Collie existe há mais de 400 anos e auxilia criadores na contenção de animais, que podem ser ovelhas, cabras e até mesmo bovinos.

Eles são extremamente dóceis, não costumam latir e nem morder sem a orientação do dono. Marcio Boza, veterinário e coordenador da atividade, explica que esses cães não servem para ser companhia ou animais de estimação, pois gostam de trabalho: “eles tem muita energia e precisam descarregar isso. A melhor maneira de gastar essa energia é com trabalho pesado”.bordercolie

Na Efapi 2009, quatro cães da raça Border Collie fizeram várias apresentações, na Arena Multiuso e no pavilhão de remate. A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Criadores de Ovinos.

Os cães vieram de Florianópolis e foram adestrados por Breno Funcker, que trabalha há mais de 15 anos na área. Funcker conta que os animais começam a ser treinados quando já atingiram capacidade de desenvolver uma velocidade maior do que os animais que estão tentando conduzir. “Se eles não alcançam o animal, se sentem frustrados e perdem a motivação para o trabalho. Quando percebem que podem ser mais velozes sentem-se mais fortes” afirma.

O adestrador explica que cada cão é treinado sozinho, para que possa aprender a observar e agir por conta própria. “Eles são capazes de perceber as reações dos animais e agem muito rápido, impedindo, dessa forma, as tentativas de fuga”.

Redação: Danubia Piva/Convênio Unochapecó/ Efapi

Fonte e foto: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog