20 de outubro de 2009

Público e negócios surpreendem na Efapi 2009

Com uma visitação pública de 68 mil pessoas no último dia, a décima-sétima Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó encerrou domingo com resultados positivos em termos de público (501 mil visitantes) e de negócios (110 milhões de reais), confirmando sua vocação para integrar e sintetizar a economia de Chapecó e do oeste de Santa Catarina.

No período de 9 a 18, apesar do mau tempo que imperou em vários dias, visitantes originários de todo o sul do país lotaram o parque Tancredo Neves, onde 650 expositores exibiram a pujança da produção econômica regional.

O comando da feira esteve sob responsabilidade do prefeito João Rodrigues, do vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), José Cláudio Caramori, e do coordenador geral Américo do Nascimento Júnior, à frente de 21 comissões setoriais.

O prefeito João Rodrigues destacou que os resultados foram positivos, apesar das condições adversas do clima em alguns dias. Na área econômica, havia uma previsão de que a expo-feira oportunizasse negócios da ordem de 110 milhões de reais. Negociações efetivamente fechadas durante a Efapi e negócios agendados para os meses seguintes permitem concluir que essa meta foi atingida. Veículos, máquinas, implementos, equipamentos e animas foram os bens econômicos mais vendidos neste ano. “Destacam-se máquinas e equipamentos agrícolas, o que revela que a economia catarinense e sulbrasileira encontra-se em uma fase de expansão e crescimento, apesar das previsões pessimistas”, assinalou.

O setor agropecuário foi muito valorizado nesta edição, recuperando o velho prestígio das primeiras edições da Efapi. Estava previsto que cerca de 200 criadores trariam 2.000 animais para exposição, julgamento e leilão, mas a chuva atrapalhou e alguns criadores não conseguiram participar para mostrar toda a exuberância genética das raças de corte e de leite, entre bovinos, ovinos e equinos.

O presidente da CCO disse que a frequência com que as chuvas de outubro atrapalham a Efapi, recomenda-se a transferência da expo-feira para novembro. Essa questão foi discutida e é muito provável que, em 2011, a data da feira seja alterada.

INOVAÇÕES

Uma série de inovações está definida para as próximas edições da Efapi, antecipou Caramori. Serão construídos dois novos pavilhões no setor pecuário mediante investimentos de 700 mil reais. O atual pavilhão de suínos, edificação histórica da primeira Efapi, será transformado em restaurante.

Outra inovação importante já confirmada pelo prefeito João Rodrigues: em 2011 haverá três dias de entrada franca. Em face da dimensão que atingiu a Efapi, será necessário, em 2011, um centro de serviços bancários com terminais eletrônicos de saque de dinheiro; uma farmácia e um minimercado para atender expositores e visitantes. Os serviços de alimentação foram ampliados, mas, em face da crescente demanda, precisarão de novo aporte de investimentos.

VISITAÇÃO PÚBLICA

No primeiro dia (sexta-feira, dia 9), 54.000;

No segundo dia (sábado, dia 10), 46.000;

No terceiro dia (domingo, dia 11), 82.000;

No quarto dia (segunda-feira, dia 12), 38.000

No quinto dia (terça-feira, dia 13), 72.000

No sexto dia (quarta-feira, dia 14), 17.000

No sétimo dia (quinta-feira, dia 15) 35.000

No oitavo dia (sexta-feira, dia 16), 40.000

No nono dia (sábado, dia 17), 49.000

No décimo dia (domingo, dia 18), 68.000

Total:  501.000


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog