18 de outubro de 2009

18 de outubro: Dia do Médico

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico, em muitos países.

Esta data foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina, e consta como dia do santo pela tradição litúrgica. Lucas além de ser pintor, músico e historiador, teria estudado medicina em Antioquia; era um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. Discípulo de São Paulo, o seguiu em missão, sendo chamado por este de colaborador e médico amado.

O profissional da área médica é um dos mais importantes em nossa sociedade. Sua função estámedicina ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza seus conhecimentos, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar. Ela surgiu de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares. Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que tornou-se conhecido como o pai da medicina. Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.

Parabéns a todos os médicos.

Fonte de pesquisa: IBGE

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog