17 de junho de 2009

A maior tragédia geoambiental da história brasileira

De acordo com o geólogo e doutor em Engenharia Civil Juarês José Aumond, a região do Vale do Itajaí precisa, após as chuvas que abalaram diversas cidades, “pensar um novo olhar sobre o amanhã”.

A alta precipitação de chuvas, somada ao desrespeito à natureza, ocasionou a maior tragédia climática brasileira, aponta o geólogo. “Mais de 80% dos deslizamentos tiveram como causa a atividade humana. Induzimos a tragédia com desmatamentos e ocupação inadequada de áreas ambientalmente frágeis, como margens de rios, fundos de vales e encostas muito íngremes”, exemplifica.

Para o especialista, a solução imediata é desenvolver um intenso trabalho de conscientização e educação ambiental para evitar, por exemplo, novamente a ocupação de áreas ambientalmente frágeis. No caso de Blumenau, cidade gravemente atingida por desmoronamentos, o geólogo afirma que a situação precisa ser urgentemente repensada. “Teremos que adaptar nossos projetos de engenharia e urbanização ao terreno e não esperar que o terreno se adapte aos nossos projetos”. desli200

Entre as possíveis soluções está a verticalização urbana em algumas áreas (principalmente para a região norte da cidade), a recuperação com obras de contenção e, ainda, a evacuação de regiões. “A tomada de decisão deverá ser muito criteriosa para não provocar um impacto social e econômico. Tragédias como a ocorrida em novembro de 2008 são momentos oportunos para elevarmos o nível de percepção ambiental da comunidade”.


A palestra que acontecerá na UNIASSELVI, no dia 23 de junho, já foi apresentada para diversas administrações municipais, grupos técnicos-científicos formados pelo decreto do Governo do Estado para os estudos da tragédia e para a Câmara Brasil-Alemanha. O geólogo fez apresentações ainda no encontro nacional da Sociedade Brasileira para Recuperação de Áreas Degradadas e na Semana do Meio Ambiente de Blumenau. Juarês José Aumond já recebeu prêmios em diversos eventos ligados à preservação ambiental.


Serviço: palestra “A maior tragédia geoambiental da história brasileira”, com o Prof. Dr. Juarês José Aumond. Dia 23 de junho, às 19h, no Teatro Da Vinci, UNIASSELVI de Indaial (Rodovia BR-470, Km 71, 1.040, Bairro Benedito). Mais informações pelo e-mail engenhariaambiental@uniasselvi.com.br ou pelo telefone (47) 3281-9000. Entrada franca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Indaial

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Amado Luiz, o homem em seu desenfreado progresso, e o aumento significativo populacional, acaba acarretando em danos para o meio ambiente, deve-se planejar o crescimento urbano de forma organizada a fim de evitar catástrofes como esta ocorrida.
    a paz

    ResponderExcluir
  2. Cada dia que passa o homem destroi cada vez mais a natureza, mesmo vendo os exemplos acontecerem. É difícil convencer os ambiciosos que degradam a natureza para enriquecerem, mas temos que intensificar as campanhas pela Preservação do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  3. O homem ainda brinca com a natureza, depois que as tragédias acontecem não entendem porque...

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que no meu ver esta nascendo uma nova consciencia depois de tantos desastres ecologicos que estão acontecendo, e uma nova visão esta surgindo.

    ResponderExcluir
  5. A região já foi abalada pelas fortes chuvas do ano passado e muita coisa serviu de exemplo para que erros sejem reparados. Infelizmente no Brasil as autoridades só tomam atitude quando ocorre algo sério. Espero que a população de Itajaí receba apoio. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog