2 de fevereiro de 2009

Sem crise! Itaipu Rural Show encerra com recorde de público e de negócios

O mau humor da crise internacional não contaminou a 11a edição do Itaipu Rural Show, a maior feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina, que encerrou no fim-de-semana com recorde de público e de negócios. Os negócios fechados cresceram 17% e ultrapassaram a casa dos 12 milhões de reais. O público aumentou em 25% e totalizou 37.567 pessoas, a maioria produtores e empresários rurais que visitaram o Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo oeste da cidade de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina.

“Os resultados foram excelentes”, comemorou o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo. A feira atingiu o objetivo de promover a difusão de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, gerar negócios. Tratores, caminhões, veículos, máquinas e equipamentos foram os itens mais comercializados.

Um dos indicadores do otimismo foi o nível de visitação à Oficina do Empreendedor Rural do Sebrae/SC, superior a 2.000 pessoas por dia em busca de orientação para novos negócios. Esse espaço foi infra-estruturado com auditório para oferecer informações que estimulam o empreendedorismo. O agente de articulação do Sebrae/SC, Enio Parmeggiani, assinalou que a maioria dos visitantes buscava ferramentas para avaliar  os novos investimentos nas empresas rurais. “A feira representou uma oportunidade de atingirmos um grande número de produtores rurais dos três Estados do sul, além do Paraguai e Argentina”, destaca.

O Sebrae ofereceu palestras sobre produção mais limpa, ferramentas da qualidade, como montar o próprio negócio, além de atendimento individual por consultores, orientação sobre plano de negócio, custos e formação de preço de vendas etc. Também estavam disponíveis o sistema de inteligência setorial, a consultoria para melhoria de processos e para sistema de rastreabilidade e o banco de idéias de negócios.

Pandolfo assinalou que o Itaipu Rural Show não é apenas um campo demonstrativo, “é uma verdadeira escola a céu aberto que possibilita ao agricultor a assimilação de novas tecnologias e a ampliação do seu conhecimento técnico o que, comprovadamente, tem aumentado a produtividade”.

MOBILIZAÇÃO

O coordenador geral Fernando Rohr destacou que um dos fatores do sucesso da expo-feira decorreu da interação dos expositores e do apoio de entidades parceiras da Cooperitaipu que, articulados pela Cooperativa, desencadearam uma força-tarefa que garantiu a participação de milhares de produtores.

O 11o Itaipu Rural Show reuniu 179 empresas que demonstraram os últimos avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio. A iniciativa da Cooperativa Regional Itaipu teve o apoio da Prefeitura de Pinhalzinho, Sebrae/SC, Senar/SC e Sescoop/SC. Contou com o patrocínio da Ceraçá, Sicoob Creditaipu, Governo Municipal de Pinhalzinho, Nutron e Tectron Nutrição e Saúde Animal. São apoiadores do Itaipu Rural Show, o Governo de Santa Catarina, o Governo Federal, o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sebrae.

Outros números que permitem avaliar o movimento registrado nos quatro dias do evento: 293 ônibus, centenas de automóveis e 10.000 refeições. A 12a edição já está agendada para os dias 27 a 30 de janeiro de 2010.

Por:

Marcos A. Bedin

MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Por enquanto, esse mercado de eventos parece não ter sido grandemente afetado por aqui.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog