7 de junho de 2009

Bibi Ferreira recebe medalha Anita Garibaldi em Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, entregou na noite de sábado (6) a medalha Anita Garibaldi à atriz Bibi Ferreira. A solenidade foi no palco do teatro Pedro Ivo Campos, anexo ao Centro Administrativo do governo do estado.

Bibi fez sua estréia teatral aos 24 dias de vida. Substituiu no palco uma boneca que desaparecera pouco antes do início da peça "Manhãs de sol", escrita por seu padrinho, Oduvaldo Viana (pai), marido da cantora Abigail Maia. Bibi subiu ao palco no colo de sua madrinha, de quem herdara o nome.


A menina cresceu para se tornar uma artista de muitos talentos. Canta, dança, atua, toca piano e violino, compõe, dirige atores e apresenta programas de TV. Aos três anos de idade, estreou como dançarina em Santiago do Chile, com sua mãe, a bailarina Aida Izquierdo. A Companhia de Revista Espanhola Velasco viajou a América Latina inteira. De volta ao Brasil, entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Aos nove anos, o Colégio Sion, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, negou sua matrícula por ser filha de um ator de teatro. Bibi completou o curso secundário no Colégio Anglo-Americano e aperfeiçoou os estudos de balé em Buenos Aires, Argentina, no prestigiado Teatro Colón.


Aos 14 anos compôs sua primeira valsa ao piano. Em 1941, com 18 anos, foi Mirandolina, em La Locandiera, de Goldoni. Cinco anos depois, Bibi fundava sua própria companhia teatral, em que atuaram Cacilda Becker, Maria Della Costa e Henriette Morineau.

Bibi Ferreira recebeu a comenda, em seu grau máximo (ouro) pelos relevantes serviços prestados à cultura do país, bem como a Santa Catarina. Reconhecida como uma das maiores atrizes do país, ela tem forte ligação com o estado catarinense, já que grande parte de sua família vive em Joinville e Florianópolis.

A atriz esteve na última semana em Florianópolis, onde participou na encenação de às Favas, peça de Juca de Oliveira em que protagoniza junto com o ator Gracindo Junior. Após a apresentação de sábado, o governador Luiz Henrique subiu ao palco do teatro Pedro Ivo e entregou a comenda a Bibi. “Trata-se da maior atriz em atividade no país. É uma homenagem mais do que justa”, comentou o governador.

Bibi colecionou sucessos com musicais como "My Fair Lady", em cartaz por três anos, "Alô Dolly" e "Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção", que ficou quatro anos em cartaz e excursionou por todo o país e exterior.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda

Assista o vídeo Bibi Ferreira Canta Piaf

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Não sabia desta homenagem so mesmo o blog do seu luiz para nós botar a par de tudo obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Uma artista que dignifica sua classe e a nós brasileiros. Uma justa homenagem.

    Parabéns pelo post. Esta informação é relevante para nós brasileiros.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog