31 de julho de 2010

Jogos de Cartas: Lift Smoke

Esse jogo, muito simples e divertido, é há muitos anos um dos passatempos favoritos dos ingleses. É um jogo individual, ou seja, nele não há parcerias, e dele podem participar de 4 a 6 pessoas. Para jogá-lo, utiliza-se um baralho comum de 52 cartas, que têm valor decrescente do Ás até o dois.

Antes de se iniciar o jogo, cada jogador pinga um determinado número de fichas no centro da mesa e, em seguida, escolhe-se o carteador pelo sistema de sorteio da maior carta. O carteador distribui para cada jogador tantas cartas quanto for o número de participantes, uma de cada vez.

A distribuição das cartas se faz no sentido horário que é também o sentido do jogo. A última carta distribuída, que pertenceria ao carteador, é colocada na mesa, aberta, para indicar o trunfo. O resto do baralho é colocado no centro da mesa, coma as cartas fechadas. Antes de descartar sua primeira carta, o carteador deve recolher a carta que lhe pertence e que está marcando o trunfo.cartbar200

O jogador à esquerda do carteador abre a primeira vaza, descartando qualquer carta. Os demais são obrigados a seguir o naipe, descartando uma carta do mesmo naipe da carta descartada pelo primeiro jogador. No caso de não terem cartas do naipe em jogo, podem jogar uma carta de trunfo ou qualquer outra carta. Ganha a vaza quem descartar a maior carta do naipe em jogo ou o maior trunfo.

O ganhador da vaza antes de iniciar a vaza seguinte, deve comprar uma carta do baralho, após o que inicia a próxima rodada. Lembrando que apenas o ganhador da vaza é que deve comprar uma carta do baralho. Quando acabam as cartas de um jogador, ele é eliminado do jogo, que continua a ser disputado pelos jogadores que ainda têm cartas.

O vencedor da mão será o último jogador a permanecer no jogo, isto é, o único que ainda terá cartas. Além de ganhar as fichas pingadas na mesa no início da mão, o vencedor será também o carteador da próxima mão.

Bons jogos!

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog